Morre tenente da PM de Alagoas que ficou ferido durante treinamento em Brasília
O tenente da Polícia Militar de Alagoas, Abraão Taveira, de 39 anos, que se feriu em um treinamento no Distrito Federal, morreu nesta sexta-feira (8), em um hospital em Brasília.
Abraão Taveira participava do Curso de Cinotecnia — de preparação de cães — feito pela PMDF, e que tem uma das instruções coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF. Na quarta-feira (30), segundo os militares, os alunos estavam no Centro de Treinamento Operacional (CTO) dos bombeiros e foram vendados e jogados em uma manilha com água.
Durante o exercício, o tenente passou mal, bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos. Quando foi retirado da manilha, o tenente estava em parada cardiorrespiratória e foi reanimado por cerca de 38 minutos. O militar estava internado em estado grave no Hospital de Base de Brasília.De acordo com os participantes, a instrução guiada pelos bombeiros "não agrega em nada" e alguns falam em "tortura".
Segundo militares, além do policial de Alagoas, outros também se feriram durante a instrução.
Na quinta-feira (31), em nota conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal disseram que situações do curso "buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar".
A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do DF, nesta tarde, por meio de nota de pesar. Confira:
"Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos colegas do 1º Tenente Taveira", diz nota de pesar.
Tenente Taveira esteve na PM-AL desde 2016 e atuou como comandante do canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ele é um "cachorreiro", termo utilizado para o militar capacitado para trabalhar com cães em operações policiais. No futebol, o militar gostava de jogar na posição de goleiro e costumava postar fotos das peladas com os amigos.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.
Na dia 4 de setembro, houve a especulação da morte do policial, mas minutos depois, a informação foi negada, diferente de hoje, que já é a confirmação oficial.