Escolas têm até o dia 18 para inscreverem trabalhos em concurso da Ufal

Escolas das redes pública e particular de ensino têm até o dia 18 para inscreverem trabalhos no Concurso de Ações Inovadoras, evento que integra a programação da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Sinpete ocorre de 16 a 20 de outubro, durante a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como parceira e cujas atividades ocorrem simultaneamente nos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.
Para baixar o edital e se inscrever no Concurso de Ações Inovadoras, o interessado deve acessar o site https://evento.ufal.br/sinpete-2023. Podem ser inscritos projetos de iniciação científica e tecnológica de escolas de ensino fundamental e médio. Para ser aceita, a proposta deve ser submetida pelos professores orientadores dos estudantes que integram a equipe.
Para professores
Neste mesmo endereço, professores também podem submeter propostas de atividades formativas (minicursos, palestras, oficinas, lançamentos de livros e manifestações culturais) e expor pôsteres/comunicações orais de experiências inovadoras e exitosas nas escolas, especialmente dos programas Professor Mentor e Pibic Jr. As inscrições para as propostas de formação seguem até o dia 18 deste mês, enquanto o cadastro para exposição de pôsteres pode ser feito até o dia 30.
Visitação de escolas
Escolas públicas e particulares também podem agendar visitas de seus alunos à Sinpete. As inscrições ocorrem pelo site https://evento.ufal.br/sinpete-2023, no período de 22 a 30 de setembro, e os grupos devem ter entre 15 e 45 alunos – que, por sua vez, precisam estar acompanhados por, no mínimo, dois servidores da respectiva escola.
Na ocasião, os estudantes terão acesso a espaços temáticos com atividades nas áreas de Física, Matemática, Biologia e Química. As visitações acontecerão nos seguintes polos:
Maceió | Ufal - Campus A. C. Simões; Arapiraca | Ufal - Campus de Arapiraca; Delmiro Gouveia | Ufal - Campus do Sertão; Palmeira dos Índios | Uneal - Campus III; Maragogi | Ifal - Campus Maragogi.
A Sinpete
Promovida pela Ufal, a Sinpet – que também conta com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – busca proporcionar atividades de iniciação científica para estudantes da educação básica ao ensino superior. O evento é gratuito e com direito a certificado.
E a rede estadual de ensino foi destaque na edição 2022 da Sinpete, quando estudantes e professores das escolas estaduais Professor Loureiro, de Murici, e Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, tiveram seus projetos selecionados para publicação na compilação científica “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável” – lançada pela Ufal no dia 16 de agosto deste ano, durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
