Carta Aberta: Alunas da Rede Pública externalizam situações de violência por meio da arte em Arapiraca

Por Redação 28/08/2023 12h12
Por Redação 28/08/2023 12h12
Carta Aberta: Alunas da Rede Pública externalizam situações de violência por meio da arte em Arapiraca
Camila - Foto: Arquivo Pessoal
Um projeto desenvolvido em Arapiraca pela psicóloga Camila Melo, em parceria com o educador Daniel Ferreira, ajuda alunas da Rede Pública a externalizarem situações de violência e de sofrimento por meio da arte. O projeto conta com o apoio das secretarias de Assistência Social e Educação de Arapiraca.
O primeiro encontro foi realizado durante o mês de agosto, na Escola Municipal Fernando Collor de Melo, no povoadoCanaã, e as estudantes do 8° e do 9° puderam produzir poemas, cartas, músicas e desenhos, onde expressaram suas experiências.

Além disso, elas contaram com roda de conversa e escuta qualificada, com o objetivo de conscientizá-las e orientá-las, para que possam procurar a rede de apoio especializada, denunciando casos de violência e se fortalecendo emocionalmente.

Uma das estudantes, de 15 anos, relatou que o projeto marcou a vida dela de forma positiva. "Já sofri bastante e não tinha noção que estava em situação de violência. A psicóloga me mostrou que eu não preciso sofrer em silêncio. Meu desejo é que mais meninas como eu, sejam fortalecidas", disse.

E a arte produzida pelas meninas deve ganhar os palcos. Os músicos arapiraquenses da BandaMar contarão com as canções Vai Passar e Carta Aberta no repertório, com letras que surgiram de cartas de estudantes que tentaram suicídio.