Bienal: Educação apresenta ações escolares exitosas em Maceió

Para destacar o trabalho dos professores da rede pública municipal de ensino e socializar as ações escolares que vêm trazendo resultados, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, no último sábado (19), uma roda de conversa com os docentes. Na atividade, os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de falar do trabalho que eles vêm desempenhando em sala de aula, expondo as ações e seus respectivos resultados.
A atividade contou com oito ações escolares de diferentes unidades públicas de ensino da rede municipal. A coordenadora da Diretoria de Formação Continuada da Semed, Juliane Medeiros, explicou a importância da socialização das práticas exitosas e seu impacto nos processos de aprendizagem.
“Estamos trazendo aqui nesse encontro professores que são escritores, que têm ideias inovadoras e atividades que são diversas para que nossos processos de letramento e alfabetização sejam consolidados junto às crianças. É de extrema importância que essas práticas sejam apresentadas a seus pares, para que eles possam levar essas iniciativas para as salas de aula”, disse.
Para as professoras, participar da iniciativa é uma forma de perceberem que seus trabalhos dão contribuições qualitativas para a aprendizagem dos estudantes, como conta a professora Adda Pereira, da Escola Municipal Luiz Pedro II, localizada no bairro Clima Bom.
“Para nós, docentes, é muito importante participar de um evento assim, apresentando nosso trabalho, porque é um momento de valorização. Meu trabalho de utilizar textos rimados no processo de alfabetização, tem como objetivo desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade das crianças, e espero que ele auxilie outros professores nesse processo”, expressou.
Uma das ações que foram apresentadas teve como objetivo provocar reflexões de como trabalhar as metodologias de aprendizagem, que trazem o aluno como protagonista do processo, envolvendo-o em todas as etapas, como relata a professora Janine Cardeal, da Escola Municipal Jarede Viana, no bairro do Clima Bom.
“Nós estávamos com a proposta de ampliar a aprendizagem sobre gêneros textuais com nossos alunos, então desenvolvemos atividades como rodas de conversa para entender o que eles sabiam sobre o assunto, exposições dialogadas acerca dos seus elementos e organização da sala por estações para que o mesmo tema fosse trabalhado de diferentes maneiras. Assim, o estudante consegue se envolver diretamente na seu processo de aprender”, detalhou.
Confira as ações que foram apresentadas:
- Lista de chamada interativa - Escola Zilka Oliveira, professora Adriana Jerônimo;
- Textos rimados no processo de alfabetização - Escola Luiz Pedro II, professora Adda Pereira;
- Dia Mundial do Chocolate - Escola Padre Brandão Lima, professora Melissa da Costa;
- Possibilidades do uso de metodologias ativas para a potencialização do processo de ensino-aprendizagem - Escola Jarede Viana, professora Janine Cardeal;
- Yoga para crianças na Educação Infantil - Escola Rodrigues Alves, professora Erica Vanessa;
- Brincadeiras populares na Ed. Infantil - Creche Rodrigues Alves, professora Suelane Borba;
- Infinitas possibilidades com o graveto:a pedagogia orgânica criativa - Creche Fúlvia Rosemberg, professora Luciane dos Santos;
- Uma trilha encantada de histórias - Creche Fúlvia Rosemberg, professora Lilian Andréia.
Últimas Notícias

PM inicia mês de maio com 21 armas de fogo retiradas de circulação em Alagoas

Furtos de motos aumentam no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

A dupla missão de policiais militares alagoanas entre os desafios e vitórias da maternidade atípica

Bombeiras relatam desafios enfrentados para aliar maternidade e profissão

Hospital de Emergência do Agreste realiza mais uma captação de órgãos e garante nova chance de vida a cinco pacientes
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
