Maloca instagramável é revestida por 2 mil revistas Graciliano
Espaço assinado pela arquiteta Mirna Porto homenageia os 15 anos do periódico da Imprensa Oficial

No marco dos seus 15 anos de existência, a Revista Graciliano, publicada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, é homenageada pela 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com o ambiente instagramável Terra, a Grande Maloca, assinado pela arquiteta Mirna Porto, no hall do Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, até o domingo (20).
O espaço, construído em referência às habitações indígenas, é revestido por 2 mil exemplares do periódico, que conta com mais de 30 edições, e já ganhou as graças do público, no maior evento cultural e literário alagoano.
Inspiração e estrutura
Inspirada na canção A Grande Maloca, do Boi Garantido – associação folclórica que concorre, anualmente, ao Festival de Parintins, no Norte do Brasil –, Mirna Porto explica que o ambiente foi pensado a partir dos versos Terra: a grande maloca que devemos cuidar, enquanto houver amanhã. Terra: a grande maloca, nossa mãe, nosso lar, fruto da composição de Demetrius Haidos e Geandro Pantoja.
Ao todo, a estrutura possui 4 metros de altura, 6 metros de diâmetro e hastes de ferro em alusão aos meridianos, com piso todo espelhado, para dar profundidade e amplitude à experiência. O intuito é fazer o público mergulhar em um verdadeiro globo.
“Nossa proposta é surpreender, encantar… Fazer uma grande brincadeira, mas uma brincadeira séria. A ideia é que o público, do lado de fora, identifique um iglu, uma maloca – que pode ser indígena ou africana. Ou seja, no lado externo, o público vê uma casa, um abrigo, algo que ‘segura’ as pessoas. Mas, ao entrar, o visitante vai estar dentro da Terra, para lembrar que a sua casa é este planeta”, destacou a arquiteta.
Para Mirna, o trabalho resulta de um olhar criativo, para o qual é preciso estar atento. “Se eu enxergo, é possível. Pode não ser hoje, mas pode ser amanhã… Se passou na cabeça, é porque tem elo com algo possível. Ver isso caminhando desta forma é uma delícia”, salientou.
Homenagem à Revista Graciliano
Além do espelhamento na parte interna, o grande diferencial da Maloca instagramável é o fato de ser totalmente revestida por 2 mil exemplares da Revista Graciliano, que, em 2023, celebra 15 anos de existência. Referência no mercado editorial, o periódico é o “queridinho” dos alagoanos e, nesta Bienal, retorna às prateleiras, após 4 anos sem publicação.
“Essa iniciativa nos permite homenagear o escritor Graciliano Ramos e a Revista, que traz assuntos muito relevantes, desde o cinema até outras temáticas. A ideia é que as pessoas tirem fotos ao lado desse montante de revistas, com capas lindas e com conteúdos ainda mais”, explicou Mirna Porto.
Isso porque a Revista Graciliano compreende uma coletânea de publicações que versam sobre Alagoas, nas mais diversas perspectivas, sempre a partir das contribuições de especialistas renomados. Entre os temas já abordados pelo periódico, encontram-se: Zumbi dos Palmares, Calabar, Arte Popular, Fotografia, Fauna, Djavan, Arte, Cangaço, Gastronomia, Futebol, Música, Cinema, Moda, Literatura e até Centenário da Quebra de Xangô de 1912.
Sustentabilidade
Nesta edição, a Bienal adota o tema Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade. O mote também justifica o conceito da criação de Mirna Porto. “O projeto também engloba a sustentabilidade. Nós estamos trabalhando com revistas fabricadas há anos, que estavam guardadas e que, ao saírem daqui, terão uma utilidade. E permitir que isso ocorra por meio da literatura é ainda mais forte”, ressaltou a arquiteta.
Para ela, a adoção das revistas como elementos para a construção dessa “grande casa” da Humanidade também possui um valor simbólico: um planeta que se sustenta no conhecimento.
“A literatura é independente. Hoje, as pessoas vivem como se o mundo já tivesse Wi-Fi saindo do Sol, como se todos abrissem o celular e tivessem direito à internet, o que não é verdade. Ainda teremos muito tempo para trabalhar com os livros, que são sempre independentes”, avaliou.
Retorno da Revista Graciliano
Há três anos, a Graciliano estava fora do mercado, mas a pretensão da equipe é que ela volte a circular nas lojas, física e online da Imprensa Oficial, em livrarias e bancas de revistas. A edição de nº 32 traz o título Terra de Marechais e fala sobre a participação de Alagoas no processo de Proclamação da República.
O conteúdo foi produzido por profissionais da área de Comunicação, contemplados via edital. Outros materiais selecionados no mesmo certame deverão também compor os próximos números do periódico.
Nova edição fala sobre a participação de Alagoas no processo de Proclamação da República
A Graciliano, que homenageia o importante escritor alagoano, é reconhecida como uma das principais revistas do mercado editorial local. Nela, é possível encontrar aspectos da cultura, da arte e da literatura de Alagoas, em formatos diversos, que incluem textos jornalísticos, poesia, ficção, ensaios fotográficos, artigos de pesquisa, entrevistas e resenhas de livros.
A revista encontra-se à venda no estande da Imprensa Oficial na Bienal, das 10h às 22h, até o dia 20 de agosto.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
