Sobe para 34 o número de casos em investigação de varíola dos macacos em Alagoas

Por redação com Gazetaweb 15/08/2022 21h09
Por redação com Gazetaweb 15/08/2022 21h09
Sobe para 34 o número de casos em investigação de varíola dos macacos em Alagoas
Varíola dos macacos - Foto: Reprodução

Até esta segunda-feira (15), Alagoas registra 34 casos em investigação de monkeypox (varíola dos macacos). Desse total, 16 casos suspeitos são de Maceió; Inhapi tem três; Arapiraca soma mais dois; e Batalha também dois. Outros onze municípios contabilizam um caso suspeito cada.

Foram notificados, até o momento, 41 casos e, desses, sete foram descartados. Com isso, 34 seguem em investigação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os casos classificados como suspeitos permanecem em investigação e a pasta aguarda os resultados dos exames de diagnóstico para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS)”, informa o boletim.

Ainda segundo a Sesau, os casos classificados como suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem.

Um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), foi testado durante viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz, caracterizando um caso importado. Entretanto, no dia 08 de agosto de 2022, ele retornou para o Estado de origem e, à época, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.