Professores alagoanos já podem se inscrever no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Serão contemplados professores dos Ensinos Fundamental 1 e 2; Médio Regular, Educação Profissional e Superior

As melhores práticas de educação empreendedora de Alagoas agora podem concorrer ao Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A edição 2021 foi lançada na tarde desta segunda-feira (17) em um webinar com a apresentação do regulamento e casos de sucesso vencedores da edição anterior. Além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, o prêmio tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações.
Podem participar do prêmio somente professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora, sendo educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.
A edição 2021 conta com a Etapa Estadual, com a seleção de projetos em todos os estados e a Etapa Nacional, todas elas com cinco categorias: Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior. Projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino.
Durante o webinar de lançamento, a gerente adjunta da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Flávia Fernandes, enfatizou que a edição 2021 do prêmio foca em professores com o objetivo de reconhecer, sobretudo, práticas inovadoras que contribuíram para a disseminação dessa ideia mesmo com a pandemia.
“Decidimos dar esse foco porque, ano passado, por conta da pandemia, eles tiveram que ser ainda mais criativos e curiosos, aplicando novas metodologias. Eles empreenderam muito e merecem reconhecimento e que essas práticas sejam compartilhadas com outras escolas, outros educadores. Desde 2013 trabalhamos o tema e acredito que todos podem ser inspiração para seus pares e estudantes. Estamos muito ansiosos para conhecer as novas histórias que serão contadas nesta edição”, pontua.
O regulamento foi apresentado por Tatiana Kilx, diretora do Porvir, destacando que na seleção serão avaliados critérios como o desenvolvimento do projeto, atuação do educador ou da equipe, bem como o impacto da iniciativa para estudantes, escola e comunidade.
“Que sejam inscritas ideias criativas e inovadoras, que ainda não vimos, que utilizem metodologias ativas e ligadas aos objetivos de aprendizagem de maneira mais engajadora. Que sejam ideias que desenvolvam novas competências nos alunos e gerem impactos para as escolas e para as comunidades. Queremos muito reconhecer essas práticas, divulgá-las e fazer com que a educação empreendedora se torne ainda mais presentes nas escolas do país”, afirma.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro no site https://premiosebrae.prosas.
A premiação de reconhecimento da Etapa Estadual será feita no mês de novembro com os Troféus de Ouro, Prata e Bronze e classificação dos finalistas para a Etapa Nacional, com o reconhecimento em fevereiro de 2022. Os classificados para a Nacional também poderão ser contemplados com reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.
Todos os vencedores da etapa nacional serão convidados a participar de uma missão técnica, em data e destino a definir, com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação cobertos.
Casos de sucesso da edição anterior
No webinar, dois vencedores da edição 2019 compartilharam seus casos de sucesso. O primeiro deles foi Vicente de Paulo, vencedor da categoria ensino médio, com projeto “Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação”, do Colégio Lourdinas, de Campina Grande/PB.
Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto capacita alunos em empreendedorismo e inovação, com a realização de oficinas, treinamentos, mentorias e hackaton para criar soluções para resolver problemas da sociedade e transformar jovens em pessoas com atitude empreendedora e inovadora. Os estudantes participam de uma seleção na qual são escolhidas três ideias para desenvolvimento de protótipo, trabalhando com apps, robótica, produtos alimentícios e saúde.
Na sequência, o professor e orientador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, Cézar Santos, apresentou o Projeto Integrador, vencedor da categoria Ensino Superior. Na iniciativa, os alunos são estimulados a criar um projeto para algum centro de educação infantil que seja carente. Trabalhando 10 pilares do empreendedorismo, a iniciativa traz a oportunidade para que os alunos projetem desde o espaço da sala de aula até os mobiliários.
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora edição 2021 é promovido pelo Sebrae e Ministério da Educação (MEC) com apoio técnico do Porvir e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Últimas Notícias

STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ

ASA divulga valores dos ingressos para partida diante do Jequié

Terremoto de magnitude 6.2 deixa mais de 150 feridos na Turquia

Nabila Furtado, miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, morre aos 35 anos

Após 'live' no quarto de UTI, oficial de Justiça intima Bolsonaro no hospital com aval do STF
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
