Prefeitura de Arapiraca inicia cadastro para gestantes beneficiadas com o cartão CRIA
A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou, nesta quinta-feira (18), o novo cadastro das gestantes e das crianças de 0 a 6 anos beneficiadas pelo Programa Criança Alagoana (CRIA).
Os cadastros estão sendo realizados de forma gradativa, começando com as gestantes e com as crianças que possuem alguma síndrome congênita do Zika Vírus.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, destacou a relevância do programa para as mães arapiraquenses. “Todas as gestantes e mães que se enquadram nas diretrizes do programa vão receber o Cartão CRIA. Então é muito importante que as gestantes e as mães procurem os CRAS apenas no período correto”, destacou a secretária.
A secretária acrescentou que, das 400 mães cadastradas na primeira etapa, 70 não foram buscar o cartão. O valor foi encaminhado à gerência da Caixa Econômica Federal, agência 0056. Lá, as beneficiadas poderão retirar o dinheiro.
Confira o cronograma de cadastro:
A partir de 18/02 – Gestantes e Crianças com síndrome congênita do Zika Vírus;
A partir de 01.04 – Cadastro de crianças até 2 anos de idade;
A partir de 01.05 – Cadastro de criança até 5 anos de idade.
Comunidades Quilombolas
Atualmente, as comunidades Quilombolas de Arapiraca, representadas pelas associações do Carrasco e do Pau D`Arco, atendem cerca de 500 famílias cadastradas – sendo 200 no Carrasco e 300 no Pau D`Arco.
Devido as suas particularidades, as comunidades Quilombolas de Arapiraca receberão a equipe de assistência social em seu território. O objetivo é fortalecer os vínculos institucionais e acolhê-las. “Estamos atentos à legislação que garante a estes povos o acesso a serviços e inclusão social”, comentou Fabrícia.
A data de cadastramento será dia 24 de fevereiro, às 9 horas, no Carrasco: e no mesmo dia, às 10h30, no Pau D`Arco.