Capes oferta 1.400 vagas para doutorado-sanduíche no exterior
É exigida a proficiência em uma segunda língua

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está oferecendo através do Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) 1.400 vagas para estudantes interessados em participar do processo seletivo para doutorado-sanduíche no exterior. Os alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota quatro ou maior na última quadrienal poderão realizar uma parte da sua formação em outro país.
O objetivo do programa é oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica que atua no Brasil e no exterior. Um dos requisitos exigidos pela instituição é a fluência na língua estrangeira da instituição de destino.
Alinhado com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, o programa oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior. Na modalidade, o estudante poderá realizar parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e a defesa da tese. A CAPES será responsável pelo apoio financeiro aos bolsistas dos seguintes benefícios: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.
As instituições têm até o dia 12 de março do próximo ano para fazer a seleção interna dos candidatos e divulgar seus resultados. A inscrição no sistema da CAPES será feita de 15 de março a 1º de abril. Após homologação, emissão das cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das bolsas, as atividades no exterior poderão ser iniciadas entre julho e setembro de 2021.
Veja o edital da seleção
Bolsas de estudo para cursos de idiomas
Ter domínio de um segundo idioma é fundamental para quem sonha estudar fora. Além disso, é um diferencial para o currículo. Seja na área de pesquisa ou o mercado de trabalho, saber inglês ou outro idioma auxilia o profissional a conquistar melhores oportunidades.
Pensando nisso, o Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudos para cursos de idiomas com até 70% de desconto nas mensalidades. O programa de inclusão educacional é parceiro das melhores instituições de ensino do país. Confira as oportunidades disponíveis e faça a sua inscrição gratuita.
Últimas Notícias

Lula cumprimenta presidente reeleito do Equador

Avião cai após ser interceptado por caças da FAB; bolivianos sobreviventes foram presos

Para maioria da 2ª turma, Deolane não precisa depor em CPI das Bets

Tereza Nelma assume a Secdef com o compromisso de fazer Alagoas um estado ainda mais inclusivo

Delegado afirma que ninguém será indiciado até que bebê Ana Beatriz seja encontrada
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
