Agentes penitenciários paralisam atividades em todas unidades prisionais de Alagoas

Por Redação 19/11/2020 08h08
Por Redação 19/11/2020 08h08
Agentes penitenciários paralisam atividades em todas unidades prisionais de Alagoas
Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano - Foto: Reprodução/Internet

Agentes penitenciários paralisaram as atividades na última segunda-feira, 18, em todas as unidades do sistema prisional de Alagoas. Segundo o Sindicato dos policiais penais, a paralisação ocorre devido a falta de continuidade do pagamento de auxílio financeiro chamado de 'bolsa qualificação'.

"Estamos há cinco anos sem reposição salarial nenhuma e a gente já recebe essa bolsa nesse período. Já havia sido acordado com o Governo de Alagoas a continuidade dessa bolsa. E agora, na semana passada, eles nos comunicaram que a não iriam renovar em razão da Lei Complementar que proíbe o aumento de gastos", explicou Vitor Leite, SINASPPEN.

Estão suspensas as atividades de recebimento de feiras, atendimento de advogados e o cadastro de visitas. Está mantida a segurança interna e externa, a alimentação dos presos e os serviços de alvará de soltura, escoltas judiciais e escoltas de saúde com urgência e emergência.

"Nós vamos seguir assim até que se resolva, até que se tenha uma proposta por parte do governo", afirmou Vitor Leite.

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que está providenciando o retorno do pagamento da bolsa qualificação:

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que já adotou todas as providências para garantir o pagamento da bolsa qualificação dos policiais penais, reafirmando a importância da mesma diante da necessidade de permanente qualificação do servidor penitenciário. Nesse sentido, a Seris segue com as tratativas junto à Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a fim de concretizar, o quanto antes, o pagamento do benefício em questão.