Câmara aprova Projeto de Lei que torna tela do artista Ismael Pereira como Patrimônio Histórico Cultural

Por Assessoria 19/12/2019 08h08 - Atualizado em 19/12/2019 12h12
Por Assessoria 19/12/2019 08h08 Atualizado em 19/12/2019 12h12
Câmara aprova Projeto de Lei que torna tela do artista Ismael Pereira como Patrimônio Histórico Cultural
Foto: Assessoria
A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou por unanimidade, durante sessão na noite da última terça-feira, 17, que a tela do ex-deputado e artista plástico Ismael Pereira, um patrimônio histórico cultural e material da cidade.

O Projeto de Lei foi apresentado pela vereadora Gilvânia Barros (MDB), para reconhecer o talento do artista e seu mural artístico que ornamenta as dependências do Clube dos Fumicultores em Arapiraca, desde os anos 60.

A obra marca a importância do Clube dos Fumicultores para a cidade. Em sua justificativa, Gilvania Barros diz que reconhecido integrante da história e cultura de Arapiraca, o Clube dos Fumicultores retrata a trajetória da cidade, onde nas suas dependências, na parede do salão principal, se encontra o mural que retrata a história de Arapiraca.

Biografia
Ismael Pereira Azevedo é sergipano, artista plástico e empresário. Nascido em 1º de outubro de 1940, filho de Joana Pereira Azevedo (in memoriam), foi casado com Cecy Roque Pereira, com quem teve 2 filhos: Ted France Roque Pereira e Telma Roque de Oliveira. Divorciado, casou-se com Isabel Cristina Melo dos Santos Pereira. O casal teve 3 filhos: Ismael Pereira Azevedo Filho, Israel Pereira Azevedo e Antonio Pereira Melo Azevedo.

Ismael Pereira radicou-se em Arapiraca-AL, no ano de 1965. Empresário do ramo de publicidade e artista plástico, fundador da Câmara Júnior em Arapiraca, integrante da Maçonaria, participante de diversas entidades e eventos nos campos artístico e cultural, foi convidado a ingressar na atividade pública, sendo eleito vereador, para o 1º mandato de 1973 à 1976 quando também foi eleito `residente da Câmara no biênio 1973/1974. Participação em comissões legislativas, liderança de partido.

Exerceu os mandatos de Deputado Estadual de 1983 a 1986, de 1987 a 1990, sendo várias vezes considerado um dos mais atuantes da Assembléia Legislativa. Reconhecido um dos mais eloquentes oradores de Alagoas, bateu vários recordes de apresentação de indicações, requerimentos e de ocupação da tribuna da Casa Legislativa de Tavares Bastos.

Foi Deputado constituinte, exercendo destacado papel na elaboração de vários capítulos da nossa Constituição Estadual. Serviu de elo de ligação entre a sociedade civil organizada e o Poder Legislativo. Na eleição de 1990, ficou como suplente, tendo assumido durante praticamente a metade do mandato.

Voltou a concorrer em 1994, ficando na 3ª suplência da sua coligação. Nesse período, exerceu o cargo de Subsecretário da Secretaria para Assuntos do Gabinete Civil do Governo de Alagoas, no ano de 1996, voltando a assumir a vaga na Assembléia Legislativa pelo afastamento de deputados titulares.

Atualmente, Ismael Pereira dedica-se às atividades nas áreas de publicidade e da cultura, sendo considerando um intelectual alagoano, pelo vasto conhecimento demonstrado em várias áreas sociais. Continua inserido no contexto político e administrativo do Estado, pela experiência acumulada ao longo do tempo, que serve como norte para as gerações de políticos que se sucedem.