Girau do Ponciano realiza seminário de enfrentamento à violência contra a mulher

30/08/2019 15h03 - Atualizado em 30/08/2019 18h06
30/08/2019 15h03 Atualizado em 30/08/2019 18h06
Girau do Ponciano realiza seminário de enfrentamento à violência contra a mulher
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal De Desenvolvimento Social (SMDS), conjuntamente com as secretarias de Saúde, Educação e Cultura de Girau do Ponciano, com o apoio da promotoria de Justiça, comarca local, realizaram nesta quinta-feira (29), o I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Djalma Nunes Santos e reuniu cerca de 300 profissionais da área de saúde, educação, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), alunos da escola estadual Gilvan Barros e comunidade.

O seminário teve como objetivo promover a discussão sobre a violência contra a mulher no âmbito familiar, discutir medidas de enfrentamento e identificar os sinais de um relacionamento abusivo como forma de prevenção à violência contra a mulher.

Para a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Edinusa Moreira, a presença de vários adolescentes foi de grande importância para o evento. “É importante falar do tema, violência contra a mulher para esse público, porque nós estamos falando de adolescentes que estão na fase da puberdade e que daqui a pouco serão adultos, então, falar com eles sobre esse tema é prepará-los para que a gente tenha uma realidade diferente da que vivenciamos hoje.”

O I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher teve como palestrantes o Dr. Rodrigo Soares, promotor de Justiça da Comarca de Girau do Ponciano, que falou sobre o papel do Ministério Público no combate à violência contra a mulher; a filósofa Mel Falcão, gerente de execução de políticas para as mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, abordando o tema Igualdade de Gênero e Feminicídio, e a professora e doutora, Marli de Araújo Santos, especialista no assunto, a qual apresentou o tema Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Em entrevista a nossa reportagem, a professora e doutora Marli de Araújo disse que “a realização desse tipo de evento que faz com que a gente consiga passar as informações para população, e a população se tornar multiplicadora dessas informações, do serviço, de como as mulheres devem ser atendidas, dos tipos de violência que podem ocorrer contra as mulheres, a quem recorrer, o que é a Lei Maria da Penha, qual a eficácia dessa lei, ou seja, a partir do momento que mulheres conseguem entender o significado da violência, fazer a denúncia através de seminários como esse, a gente pode ter estudos que vão fomentar e que vão ajudar o desenvolvimento de políticas sociais, tanto no nível do município, como estadual e nacional como estratégias de combate à violência contra mulheres”.

Além das palestras sobre o tema violência contra a mulher, houve apresentação da banda musical João Albuquerque Lima, do coral Professora Rosana Oliveira, da Escola Antônio Vitor Barbosa, do Distrito Quebradente, e das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), unidade Alto dos Balbinos e cidade.

Blitz Educativa


Na segunda-feira (26), como parte do movimento Agosto Lilás, a SMDS realizou, durante a feira livre do município, uma blitz educativa, com distribuição de panfletos e orientações para a população, mostrando a importância do combate à violência contra a mulher.