Sindicatos preparam ato de mobilização nacional nesta terça-feira (13), em Maceió

Por Redação com Gazetaweb.com 12/08/2019 13h01 - Atualizado em 12/08/2019 16h04
Por Redação com Gazetaweb.com 12/08/2019 13h01 Atualizado em 12/08/2019 16h04
Sindicatos preparam ato de mobilização nacional nesta terça-feira (13), em Maceió
Sindicatos preparam ato em dia de mobilização nacional no Cepa, em Maceió - Foto: Reprodução
Centrais sindicais municipais, estaduais e federais preparam um grande ato nesta terça-feira (13), a partir das 8h, em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.

Além das pautas nacionais como a Reforma da Previdência e o corte na educação, os sindicatos vão protestar contra a falta de diálogo com os governos estadual e municipal, no que diz respeito ao reajuste da data-base dos servidores públicos.

"Além das pautas nacionais, nós vamos reivindicar pautas locais, porque nem o Governo Renan Filho, nem o municipal, têm apresentado proposta para as nossas datas-base, que no município é desde janeiro e o estado em maio. Não há diálogo, então é um ato de protesto amplo", afirma a presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia.

Além do Sinteal, outros sindicatos estão sendo mobilizados para participar do ato. "Estamos dialogando com os sindicatos em todas as esferas, até mesmo a federal. Adufal, Sintietfal, entre outros estarão juntos nessa luta contra todo esse desmonte do estado brasileiro, porque os cortes na educação são terríveis e inviabilizam todo processo educacional da rede pública", disse.

Servidores públicos de Maceió e do interior de Alagoas e estudantes estão sendo convocados para o protesto. "Nós estamos indo nas escolas, colocando o quadro caótico que a gente vive no país. Espero que eles compareçam para que possamos engrossar essa trincheira de lutas dos nossos direitos".

A presidente do sindicato não soube afirmar, no entanto, se haverá aula nas unidades escolares."É um dia de paralisação nacional. Como sabemos que a gente não atinge 100% dos servidores, não tenho como dizer se todas as escolas fecharão".

Após a concentração, os manifestantes vão seguir em marcha até a Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.