Fiscalização flagra medicamentos vencidos e falhas em hospitais de Arapiraca

Por Assessoria 07/06/2018 13h01 - Atualizado em 07/06/2018 16h04
Por Assessoria 07/06/2018 13h01 Atualizado em 07/06/2018 16h04
Fiscalização flagra medicamentos vencidos e falhas em hospitais de Arapiraca
Foto: Assessoria
A fiscalização da Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS), que começou na última segunda-feira (4), encontrou medicamentos vencidos e outras irregularidades em hospitais de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

De acordo com a fiscalização, o quadro na cidade é ainda mais grave que em Maceió, onde também já foram encontrados problemas.

Uma das irregularidades encontradas foi o fato de profissionais de enfermagem realizarem atividades que não fazem parte das suas habilitações, além de nenhum hospital ter enfermeiro Responsável Técnico (RT) pelo serviço de enfermagem.

“Essa situação, provocada pelo subdimensionamento, é gravíssima. Há profissionais de Enfermagem atuando até em atos cirúrgicos, o que coloca em risco a vida dos pacientes”, afirma Michely Filete, chefe da Divisão de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Irregularidades – De acordo com o Cofen, na Unidade de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly 12 irregularidades foram encontradas. Uma delas foi a suspensão de cirurgias por falta de roupas limpas.