Hospital Chama pode suspender atendimento pelo SUS novamente e pacientes realizam manifestação

Por Redação 07/03/2017 16h04 - Atualizado em 07/03/2017 19h07
Por Redação 07/03/2017 16h04 Atualizado em 07/03/2017 19h07
Hospital Chama pode suspender atendimento pelo SUS novamente e pacientes realizam manifestação
Foto: Divulgação
O Complexo Hospitalar Manoel André, conhecido como Hospital Chama, em Arapiraca, referência em ortopedia no Estado de Alagoas, pode deixar de atender procedimentos na área de radiologia, quimioterapia e hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após o comunicado, pacientes e familiares realizaram, na manhã desta terça-feira (06), uma manifestação contra a possível suspensão do atendimento.

De acordo com o relato de um parente de um paciente, o hospital repassou que não está recebendo a verba repassada pela Secretaria de Saúde do Estado. “Eles nos avisaram que não estão recebendo as verbas para o atendimento e até a energia pode ser cortada e eles não tem como fazer o tratamento. Os pacientes e até os funcionários, que devem estar sem receber, estão desesperados. As pessoas necessitam fazer esse tratamento.

Em nota, a assessoria da Prefeitura de Arapiraca esclareceu que a responsabilidade é do Estado. A prefeitura apenas recebe a verba e encaminha aos hospitais. Confira:

"A Prefeitura de Arapiraca informa que a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde é repassar os valores que vem do Estado para os hospitais, mas devido a um atraso da secretaria estadual, o valor até o momento não caiu na conta do município.

Os pacientes foram recebidos nesta manhã no Centro Administrativo de Arapiraca, onde receberam orientações necessárias".

 
A equipe do Portal Já é Notícia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Alagoas e a direção do Hospital Chama, mas não obteve êxito até o fechamento dessa matéria.