Rumores sobre cobrança anual para CNH são falsos, afirma Denatran

Por Redação com Agências 18/01/2017 21h09 - Atualizado em 19/01/2017 00h12
Por Redação com Agências 18/01/2017 21h09 Atualizado em 19/01/2017 00h12
Rumores sobre cobrança anual para CNH são falsos, afirma Denatran
Foto: Ilustração

Após circular pelas redes sociais e aplicativos rumores de que seria cobrada uma taxa de anuidade para quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) emitiu uma nota nesta quarta-feira (18) desmentindo o boato.

A mensagem dizia que a partir do dia 1º de fevereiro, todos os condutores teriam que pagar um valor anual para garantir o direito de dirigir. O texto dizia ainda que a cobrança seria enviada ao endereço dos motoristas, e caso o pagamento não fosse efetuado, a CNH perderia a validade.

A única taxa relacionada à CNH é a de renovação do documento. O prazo é de validade é de 5 anos para pessoas de até 65 anos e de 3 anos para pessoas acima de 65 anos.

Confira a nota:

"O Ministério das Cidades/Denatran, esclarece que a mensagem sobre "anuidade para portadores da CNH agora é Lei", que circula em redes sociais e aplicativos, nesta quarta-feira (18), é falsa.

Portadores da Carteira Nacional de Habilitação não pagam anuidade. Contamos com a colaboração de todos os veículos de comunicação para desmentir a informaçãones, a fim de prevenir todos os cidadãos contra golpes que possam ser aplicados em nome da instituição."