Atriz Yoná Magalhães morre no Rio de Janeiro aos 80 anos

Por Redação com G1 20/10/2015 11h11
Por Redação com G1 20/10/2015 11h11
Atriz Yoná Magalhães morre no Rio de Janeiro aos 80 anos
Foto: Reprodução
Morreu, na manhã desta terça-feira (20), a grande atriz Yoná Magalhães, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. 

Devido a um problema cardíaco, Yoná estava internada no CTI do hospital desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.

Atriz de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Yoná Magalhães entrou para a vida artística para ajudar a família quando o pai ficou desempregado. “Eu tinha que ajudar de alguma maneira, não sabia muito como, queria continuar os meus estudos. Gostava de brincar de teatro, essas coisas que todo mundo faz. Então eu digo: ‘Quem sabe não é por aí, né?’ Fui fazendo pequenas pontas, pequenos papéis, isso em meados da década de 1950, até que consegui um contrato com a Rádio Tupi”.

Yoná Magalhães Gonçalves nasceu no dia 7 de agosto de 1935, no bairro do Lins, no Subúrbio do Rio de Janeiro. Depois de passar pela rádio, ela estrelou sua primeira telenovela, convidada por Antônio Leite. Em seguida, participou de novelas e do Grande Teatro da TV Tupi e excursionou pelo Brasil com as peças "O Amor é Rosa Bombom e Society em Baby-Doll", em 1962, com a companhia de André Villon e Ciro Costa.
Durante a turnê teatral, conheceu e se casou com o produtor Luis Augusto Mendes e foi morar na Bahia. Em Salvador, participou com o grupo A Barca, formado por ex-alunos da Escola de Teatro, do Grande Teatro, na TV Itapoã, sob a direção de Luiz Carlos Maciel. Também atuou no filme de Glauber Rocha, um marco do Cinema Novo.


Yoná Magalhães ao lado de Rosa Maria Murtinho, Ney Latorraca, Flavio Migliaccio,
Eva Todor, Aracy Balabanian, Yoná Magalhães e Orlando Drummond em homenagem
ao talento brasileiro na campanha de fim de ano da Globo (Foto: Reprodução)

A artista também atuou em uma das novelas de maior sucesso da história da Rede Globo: Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, onde interpretou a Matilde, dona da boate onde trabalham as dançarinas Ninon (Cláudia Raia) e Rosaly (Isis de Oliveira). Em eguida, participou da novela O Outro (1987), de Aguinaldo Silva, na qual viveu outra personagem de tirar o fôlego, a Índia do Brasil.

A atriz trabalhou ainda em outras novelas da mesma autora, como O Sheik de Agadir (1966), A Sombra de Rebecca (1967), O Homem Proibido (1968), A Gata de Vison (1968/1969), quando contracenou com Tarcísio Meira, A Ponte dos Suspiros (1969) e O Outro (1987).

 



  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.