39 presos escapam do presídio Cyridião Durval; Sgap confirma uma morte

Por Da Redação com Cada Minuto, atualizada às 11h30 deste domingo (29) 28/12/2013 14h02
Por Da Redação com Cada Minuto, atualizada às 11h30 deste domingo (29) 28/12/2013 14h02
39 presos escapam do presídio Cyridião Durval; Sgap confirma uma morte
Foto: Cada Minuto
Uma fuga em massa no Presídio Cyridião Durval mobilizou toda segurança do Sistema Prisional e resultou na morte de um reeducando na tarde deste sábado (28), no bairro Cidade Universitária, em Maceió. 

O presidente do Sindicato Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), Jarbas Souza, informou que a lotação do módulo, onde houve a fuga, era de 200 presos. A SAGP informou ainda que irá divulgar uma nota oficial com a lista dos foragido. Atualmente, mais de 800 presos estavam recolhidos no Cyridião Durval.

De acordo com a assessoria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), 39 conseguiram fugir.

Durante a troca de tiros entre os agentes penitenciários e os reeducandos, um preso morreu, um está gravemente ferido (e corre risco de morte) e quatro deram entrada no HGE, mas já tiveram alta hospitalar. 16 detentos foram recapturados e 17 continuam foragidos.

O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, afirmou que o fato ocorrido nesta tarde é normal, já que muitos presos querem ter liberdade para passar o final de ano com seus familiares. “Não foi um fuga fácil. Eles (reeducandos) tiveram o apoio de alguém fora da unidade para conseguir sair”, acrescentou Dário.

Equipes da Polícia Militar e também os agentes penitenciários estão realizando buscas na região na tentativa de aumentar o número de recapturados.
Vídeo: