Novo Ka 2014, conheça em detalhes a novidade para o próximo ano

Por Mundo dos carros 20/09/2013 10h10
Por Mundo dos carros 20/09/2013 10h10
Novo Ka 2014, conheça em detalhes a novidade para o próximo ano
Foto: Divulgação
A nova geração do Ka está todo a vapor, prova disso que o modelo que vinha sendo mantido em segredo nos laboratórios de desenvolvimento – desde o mês passado, já são constantemente flagrado em testes ao redor do Brasil. Porém o cronograma do projeto conhecido pelo codinome B5262 está atrasado em pelo menos seis meses, esperado inicialmente para o final de 2013 o novo Ka deve chegar no primeiro trimestre de 2014.

Com um desenho que promete agradar, ele será inteiramente diferente do atual modelo e vai acirrar ainda mais a disputa em um segmento que desde a chegada do HB20 e Onix – no final do último ano vem pegando fogo e passando por uma grande renovação.

Segundo a revista CarAndDriver, o novo Ka 2014 deve custar próximo dos R$ 30.000 na versão mais básica. Ao contrário do que se especulava o modelo não vai brigar diretamente com sub-compactos como VW UP , Novo Clio e Fiat Uno, esse missão ficará a cargo do Fiesta Rocam 1.0, que deve ter o seu preço reduzido dos atuais R$ 26,990 para cerca de R$ 25.000, já as demais versões do veterano Fiesta, incluindo o modelo sedan – serão aposentados no começo do próximo ano junto com a atual geração do Ka.

Novo Ford Ka 2013

Já o novo Ka vai adotar uma posição intermediária – ele deixará o segmento dos hatches de entrada e passará a brigar diretamente com modelos como VW Gol, Chevrolet Onix, Fiat Palio, Toyota Etios e Hyundai HB20. Ele deve se tornar o modelo mais vendido da Ford no país.

Visual:

O novo Ka será maior e melhor em vários aspectos, incluindo no design que será um dos principais ponto fortes da nova geração. A carroceria vai evoluir visivelmente em modernidade, as linhas ficarão mais harmoniosas e arrojadas, a dianteira tem um que de Ford Fusion com a grade em formato de boca e faróis robustos, o carro também promete chamar a atenção pelo vincos laterais, que reforçam a agressividade do conjunto e pelas lanternas prolongadas – a parte mais marcante da traseira, outro diferencial é a placa que agora fica na parte inferior do para-choque. O estilo foi trabalhado pelo Centro de Desenvolvimento da Ford em Camaçari na Bahia em parceria com o seu Centro de Design em Colônia na Alemanha.

Já no interior não se surpreenda se ver algo próximo do New Fiesta, um painel moderno com direito a muitos equipamentos.



Motor:

Do atual Ka só vai restar o nome, tudo será novo incluindo os motores, haverá duas opções, um inédito bloco 1.0 de três cilindros Flex com potência na faixa dos 80 CV e o bloco 1.5L Flex utilizado no New Fiesta – que fornece 111 CV com etanol e 107 CV. Independente do motor ou da configuração, o câmbio será sempre manual de cinco velocidades, já que a transmissão automática PowerShift pelo menos até 2015 deve ficar restrita ao New Fiesta e EcoSport.

Além do Brasil o Ka também será vendido em países da América Latina e em outro mercados emergentes como a China e Índia, onde também será produzido.

Ao contrário do que acontecia com o Ka desde o começo, o modelo hatch estará disponível somente na configuração de quatro portas, até então inexistente, a versão duas portas não deve existir. Fica evidente a preocupação da Ford e criar um carro competitivo e inovador – capaz esquentar a briga no segmento automotivo mais importante e disputado do mercado brasileiro e não um projeto meia boca, ou adaptado – com a geração passada, que foi construida em cima da base do Fiesta. Uma prova que a Ford não está para brincadeira é que além da opção quatro portas, haverá uma versão sedan, que deve estrear posteriormente ao hatch. O sedan do Ka deve aparecer apenas no segundo semestre e vai ter porta-malas generoso entre 400 e 500 litros.

Novos tempos


Enfim o novo Ka certamente será uma das principais novidades do próximo ano no mercado brasileiro, ele promete ser mais uma prova que o segmento dos hatches compactos, está passando por um processo robusto de renovação e evolução, em busca da preferência do consumidor as montadoras terão que turbinar os seus populares com um design descolado e atraente ou mimos tecnológicos, onde hatches compactos pelados ou com visual antiquado tem cada vez menos espaço. É claro que não existe almoço grátis, o novo Ka será melhor do que o atual, mas também mais caro.