Mestre arapiraquense levará canto das destaladeiras de fumo a SP

Por Assessoria 05/09/2013 18h06
Por Assessoria 05/09/2013 18h06
Mestre arapiraquense levará canto das destaladeiras de fumo a SP
Aclamado como mestre da Cultura Popular Tradicional pela Prefeitura de Arapiraca no último mês de agosto, o poeta e embolador Nelson Vicente Rosa, de 79 anos, viajou nesta quinta-feira (5) junto com seis destaladeiras de fumo do povoado Fernandes para São Paulo, a representar e divulgar a cultura e a história de nossa cidade.

Com o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB), o grupo foi transportado até a capital Maceió para que pudesse viajar para o estado sudestino.

Serão cinco apresentações a serem feitas na capital e no interior em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que desde 2007 acolhe shows do mestre Nelson Rosa.

Ele, considerado Patrimônio Vivo de Alagoas em 2005, falou estar ansioso para apresentar o repertório que será cantado pelas destaladeiras de fumo Rosália Gomes dos Santos, Josefa Correia Lima, Maria Pereira dos Santos, Rosinalva Gonçalves da Silva, Isabel Cipriano dos Santos e Maria do Socorro dos Santos Porfírio.

“Em dezembro, farei 80 anos de idade e, se tudo correr como Deus quer, pisando na 'fulô'”, brinca Rosa.

A trupe nos anos anteriores já se apresentaram em palcos de Bauru, Araraquara, São Carlos, Cutia e na própria capital paulista. O roteiro desta tour 2013 abarcará no Sesc Belenzinho, no dia 7 e 8, com dois shows.

No dia 11 deste mês, eles viajam ao município de Bertioga e fazem espetáculo cantado no Sesc local. No dia seguinte, o destino é o Sesc Sorocaba. Para finalizar a sequência de shows, há uma investida no Sesc São José do Rio Preto.


Os coordenadores do Serviço Social do Comércio do estado de São Paulo está organizando ainda um encontro de artistas e contadores de histórias com o mestre Nelson Rosa.

As cantigas das destaladeiras são hinos de senhoras que trabalhavam no auge do ciclo fumageiro de Arapiraca e, desta feita, um registro oral que precisa sempre ser divulgado para a posteridade.