Conferência debate propostas para o Plano de Educação

Por Da Redação com Assessoria 29/07/2013 14h02
Por Da Redação com Assessoria 29/07/2013 14h02
Conferência debate propostas para o Plano de Educação
Secretária municipal de Educação faz abertura do evento - Foto: Assessoria
Professores, diretores de escolas e centro de educação infantil, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), Conselho Municipal de Educação, universidades e secretariado municipal participaram, na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, da solenidade de abertura da 2ª Conferência Municipal de Educação.

Como parte da programação, alunos e alunas do Coral Flores das Paineiras, da Escola de Tempo Integral José Ursulino Malaquias, cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca.

Na abertura dos trabalhos da conferência, a presidenta do Sinteal/Agreste, professora Juracy Pinheiro, destacou a importância da união de todos pela valorização dos trabalhadores e o fortalecimento da Educação.

Como representante da Câmara Municipal, a vereadora Graça Lisboa (PSD), reafirmou o apoio do Poder Legislativo arapiraquense nas ações para a melhoria da qualidade de vida da população.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Correia, nominou a conferência como um espaço legítimo para os trabalhadores expressarem suas propostas para o fortalecimento do ensino.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, agradeceu pela presença de todos os representantes da sociedade, frisando que os dois dias da conferência serão fundamentais para a construção de ações e metas para o município debater os avanços e os desafios na área educacional em Arapiraca, em Alagoas e no Brasil.

Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), que encontra-se em Maceió participando de encontro com prefeitos alagoanos, a secretária municipal de Governo, Cícera Pinheiro, trouxe uma mensagem da prefeita e elogiou a presença de educadores e integrantes dos diversos segmentos da sociedade local.
Ela aproveitou o momento para convocar todos os presentes para a solenidade de lançamento, no próximo dia dois de agosto, no Levinos Hall, do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que conta com a mobilização de sete secretarias municipais e instituições parceiras, como o Instituto Pró-Família, representação da ONU no Brasil, entre outras entidades.
Após o pronunciamento das autoridades, alunas do Balé Clássico da Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo fizeram apresentação para o público.
Em seguida foi a vez da professora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria do Carmo Custódio, que também é coordenadora estadual do Programa de Alfabetização na Idade Certa, proferir palestra acerca do Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação, participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.
No período da tarde, a conferência tem prosseguimento com a realização de colóquios com vários eixos temáticos.
O evento será estendido para a terça-feira (30), nos períodos da manhã e tarde, com a realização de novos colóquios, almoço para os participantes da conferência e a Plenária Final da 2ª Conferência Municipal de Educação de Arapiraca.