Atlético-MG se sagra campeão da Copa Libertadores da América

Por Redação com conteúdo da Conmebol 25/07/2013 08h08
Por Redação com conteúdo da Conmebol 25/07/2013 08h08
Atlético-MG se sagra campeão da Copa Libertadores da América
Foto: Conmebol
Em um jogo eletrizante com final dramático, o Atlético Mineiro conquistou a tão sonhada Copa Libertadores da América, depois de vencer o Olimpia do Paraguai por 4-3 nos pênaltis, no Mineirão de Belo Horizonte.

Jô, após 46 minutos e 86 Leonardo Silva marcaram os gols do Mineiro e forçou a prorrogação. A primeira etapa terminou 2-0, em Assunção, para Olimpia.

Nos penaltis marcaram para o 'Galo': Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva.

Pelo Olympia cobraram: Herminio Miranda (perdeu), Juan Carlos Ferreyra (converteu), Salustiano Candia (converteu), Eduardo Aranda (converteu) e Matías Giménez (na trave).

O goleiro Victor foi o herói nos pênaltis novamente e segurou o seu primeiro penalti, cobrado por Miranda.

Victor tinha sido decisivo nas quartas de final contra o Tijuana, no México e nas semifinais contra o Old Boys da Argentina Newell, também defendendo penaltis.

Matías Giménez mandou a bola contra a trave dando a vitória para o galo mineiro, levado as arquibancadas ao delírio.

O "Galo" começou o jogo com uma intensa pressão sobre o arco do Olympia e teve sua primeira grande chance aos 2 minutos. Diego Tardelli levou a bola pelo lado direito e cruzou para Bernard e Jô rastejando, mas nenhum conseguiu tocar na bola.

Mas apesar de terem mais posse de bola, os jogadores brasileiros pareciam nervosos, mostrando dificuldade em penetrar na defesa paraguaia.

Olimpia primeiro ameaçou aos 15 minutos, quando Fredy Bareiro rompeu pela esquerda e ficou cara a cara com Victor, que conseguiu segurar a bola.

Insatisfeito com o desempenho da equipe no primeiro semestre, o treinador Cuca colocou Rosinei no lugar de Pierre.

A mudança não poderia ser mais apropriada, já que foi precisamente dos pés de Rosinei, que chegou perto do primeiro gol do "Galo". Cruzando para a área no primeiro minuto do segundo tempo e Jô surgiu, após a furada de Wilson Pittoni, para marcar com um remate rasteiro.

Torcedores nas arquibancadas do Mineirão explodiram de alegria, o estádio tremia.

De tanto tentar, Leonardo Silva se tornou o herói da noite no minuto 86, quando ele saltou acima de todos na área e dirigiu-se para as redes depois de Bernard conectar um centro da direita.

Na prorrogação o Mineiro era mais, mas não conseguiu evitar a disputa de pênaltis onde acabou vencendo.