Blogs
Vice-governador Ronaldo Lessa lidera celebração histórica na Serra da Barriga
A Serra da Barriga amanheceu, na quinta-feira, 20, tomada pela força da ancestralidade. Entre tambores, cânticos e passos que ecoavam no platô sagrado, milhares de pessoas celebraram o Dia da Consciência Negra e os 330 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares.
No centro dessa celebração histórica, o vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, assumiu papel de destaque e conduziu a solenidade ao lado da comunidade quilombola Muquém, herdeira direta do Quilombo dos Palmares.
A presença de delegações internacionais do Haiti, Angola e Togo reforçou o caráter global da data e da Serra da Barriga como território simbólico da resistência negra. Para Ronaldo Lessa, o momento foi mais que uma cerimônia: foi a reafirmação de um compromisso histórico. “Estar na Serra da Barriga foi resgatar o passado, viver a cultura negra, quilombola e indígena no presente e compreender que o futuro só se constrói valorizando e respeitando essas identidades que moldaram o Brasil”, destacou o vice-governador.
O platô, transformado em grande palco de memória viva, recebeu mestres da capoeira, grupos tradicionais, coletivos culturais e lideranças espirituais. Em meio a rituais ancestrais, cortejos e apresentações, a ancestralidade se manifestava de forma potente em espaços como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Quatro palcos temáticos — Zumbi e Dandara, Acotirene, Erês e Abdias Nascimento e Lagoa-Aqualtune — deram vida a cânticos, rodas de conversa, manifestações religiosas e homenagens que ecoaram desde a madrugada.
Ronaldo Lessa reforçou, durante sua participação, que o Governo de Alagoas tem atuado para fortalecer políticas públicas voltadas a povos indígenas, quilombolas e à população negra. Ações nas áreas de direitos humanos, educação e saúde foram destacadas como parte da estratégia do Estado para combater desigualdades e valorizar identidades tradicionais. Programas de promoção da igualdade racial, ampliação da rede escolar indígena e fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra fazem parte desse conjunto de iniciativas.
A comitiva internacional que acompanhou Ronaldo Lessa incluiu a embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud; a conselheira da Embaixada de Angola, Inês de Fátima Fragoso; o conselheiro angolano Luandino Carvalho; e o representante da Embaixada do Togo, Haratoukou Asabo. A articulação, conduzida pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais, reforçou a importância global da Serra da Barriga como patrimônio imaterial da luta negra.
Também marcaram presença autoridades estaduais e municipais, como o prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes; o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar; a secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. Lideranças religiosas e mestres da cultura afro-brasileira completaram o cenário de reverência e força ancestral.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Polícia Militar registra 20 dias sem homicídios na Região Sul de Alagoas
Poucas horas após crime, Polícia Civil recupera celular roubado no Jaraguá
Homem é preso após ser flagrado se masturbando no metrô de Fortaleza
13ª edição do Viva Motocross Arapiraca acontece neste sábado (22)

