Blogs
Após solicitação do MPF, OAB/AL muda edital de pós-graduação e garante cotas para negros

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Alagoas (OAB/AL) retificou o Edital nº 1/2024, que trata da seleção para o curso de pós-graduação em Direito Constitucional, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A alteração incluiu a reserva mínima de 20% das vagas para candidatos negros, conforme previsto na Lei nº 12.990/2014 e na Resolução nº 82/2022-CONSUNI/UFAL.
A recomendação foi expedida em 31 de janeiro pela Procuradora da República Júlia Cadete, após uma denúncia apontar a ausência da previsão de cotas raciais no certame, publicado em 9 de setembro de 2024. Além da OAB/AL, a orientação também foi direcionada à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e à Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), que participam do curso por meio da emissão de diplomas e da gestão acadêmica, respectivamente.
Com a retificação do edital, a OAB/AL garantiu a inclusão de todos os candidatos aprovados dentro da reserva de vagas para cotas raciais. O MPF aguarda, agora, a manifestação da UFAL e da Fundepes quanto à aplicação da legislação de cotas raciais em seleções futuras.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Nove socioeducandos fogem de unidade de internação em Alagoas; operação busca dois ainda foragidos

Complicações de pneumonia bilateral e possível AVC teriam causado a morte do papa Francisco, afirma mídia italiana

É falso que governo vá cobrar imposto sobre pets: novo sistema SinPatinhas é gratuito e voluntário

CPI das Apostas ouvirá delegado da Polícia Civil de Alagoas sobre operação contra jogos ilegais
