Blogs
Paulo Dantas defende revisão na política de preços do gás durante o Onshore Week 2023

O mercado onshore no Brasil tem se mostrado crucial para o desenvolvimento econômico do país, contribuindo para a geração de emprego e renda e o Estado de Alagoas tem sido destaque nacional pelo uso de energias renováveis. Estes foram pontos do discurso do governador Paulo Dantas durante a abertura do Onshore Week 2023, iniciado na terça-feira (11), onde ele também defendeu a revisão na política do preço do gás, para que seja possível mais competitividade e mais investimentos para o setor em Alagoas, beneficiando a economia do Estado.
“Alagoas tem se destacado por ter grande parte do uso energético através de recursos renováveis. É preciso revisar a política de preços do gás no Brasil, onde estados produtores pagam o mesmo valor que os estados que não produzem, assim como a competitividade com o mercado externo. É preciso que o Poder Executivo esteja alinhado com o Legislativo para que leis que contribuam para competitividade, que possibilite mais investimentos e também a captação de novas indústrias fortalecendo a economia, gerando milhares de empregos e renda”, afirmou.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também defendeu a revisão na política de preços do gás, reforçando que a política de preços deve ser revisada. “Tenho sido notificado por indústrias e empresas, que os valores pagos por eles pelo gás é alto, o que prejudica a produção lá em Sergipe. É preciso que seja revista essa política de preços para que os estados produtores possam ser mais atrativos e competitivos”, disse.
A produção onshore representa 6% do total nacional de petróleo e gás. Com a tendência de crescimento desse setor, as empresas planejam investir cerca de R$ 40 bilhões em projetos que visam maximizar a produção, recuperação e ampliação da vida útil dos campos terrestres até 2029. Karine Fragoso, diretora geral da Onip, ressaltou a importância do do encontro em discutir não apenas a produção de petróleo e gás, mas também a monetização dessa produção e os caminhos para flexibilizar as oportunidades de consumo.
“A entrada de novos atores e o fortalecimento de antigos, tornam o momento único e especial com empresas que estão contratando e ativando a economia. Durante esse encontro aqui em Alagoas, estado que atingiu a marca de 81% do uso energético por meio de recursos renováveis, vamos compartilhar as perspectivas quanto ao papel do Onshore na transição para uma economia de baixo carbono, trazendo experiências internacionais para aprimorar o mercado, estimular a qualificação profissional e desenvolver novas novas competências e habilidades para o setor, explicou Karine.
De acordo com o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho, Alagoas apresenta um grande potencial para se tornar um hub de distribuição de gás para todo o Nordeste brasileiro. “Alagoas é o maior parque da Origem Energia e o ponto de partida para a criação desse hub, que tem como objetivo transformar a Origem no maior armazenador de gás natural do país. Atualmente, produzimos 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia e pretendemos dobrar esse volume nos próximos anos, aumentando também nosso contingente de funcionários para acompanhar a produção. Portanto, participar da Onshore Week em Maceió e mostrar o que já fizemos neste curto período de tempo - um ano de Polo Alagoas e seis anos de empresa - e o que está por vir é motivo de orgulho para a Origem Energia", afirmou Coutinho.
O evento promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) para discutir a integração energética, lei do gás, inovação, estocagem subterrânea e investimentos em infraestrutura no setor. O Fórum foi realizado no Jatiúca Hotel & Resort e conta com o patrocínio master da Origem e o patrocínio da Algás. Também participaram da abertura as secretárias Renata dos Santos (Fazenda); Luiza Barreiros (Gabinete Civil); Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico) e Vitor Pereira (Governo); a deputada estadual Fátima Canuto; o deputado Silvio Camelo; o prefeito do Pilar, Renato Filho; o diretor-presidente da Algás, Edberto Omena; o presidente da Federação das Indústrias (Fiea), José Carlos Lyra; e o CEO da Siemens Energy, André Clark; além de Marcelo Magalhães, CEO da Petrorecôncavo.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial
