Blogs

De maior partido de Alagoas à falência, PSDB Alagoas entra para o esquecimento

Por Política em Pauta 24/01/2023 09h09
Por Política em Pauta 24/01/2023 09h09
De maior partido de Alagoas à falência, PSDB Alagoas entra para o esquecimento
PSDB Alagoas - Foto: Divulgação

O PSDB, partido que chegou a ser, entre 2007 e 2014, o maior partido político de Alagoas, agora caiu no esquecimento e segue rumo à falência.

A queda do PSDB Alagoas foi iniciada devido a conflitos dentro do Partido tucano. Em fevereiro de 2020, Rui Palmeira deixou o partido, por causa de uma disputa interna sobre as eleições municipais.

Em março de 2022, o ex-vereador de Maceió, Claudionor Araújo também deixou o partido e juntou-se à equipe de Palmeira, no PSD. Ainda no mesmo mês, Tereza Nelma anunciou a saída do PSDB, alegando que estava com o direito de atuação cerceado pela direção do partido em Alagoas. Ela também filiou-se ao partido de Rui Palmeira.

Após ter todo o comando do PSDB em Alagoas, foi a vez de Rodrigo Cunha trocar o PSDB pelo União Brasil, em abril de 2022. Agora em 2023, o MDB ajudou a colocar uma das últimas pás de cal no ninho tucano em Alagoas, Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar, deixou o partido, após 32 anos, e filiou-se ao MDB de Renan Calheiros.

Poucos nomes restam no PDSB Alagoas, nomes que atualmente estão sem expressão politica, pois não conquistaram vitória na última eleição, Pedro Vilela e Jó Pereira. Há uma grande possibilidade de Jó também pular do ninho tucano e filiar-se ao partido do primo Arthur Lira, o PP.

Pedro Vilela, que não conseguiu se reeleger deputado federal vai tentar manter o nome do partido do tio Teotônio Vilela e manter, mesmo que a duras penas, o legado do partido no Estado.