Blogs

População e políticos alagoanos se revoltam com patrocínio da Braskem no BBB23

Por Política em Pauta 19/01/2023 16h04
Por Política em Pauta 19/01/2023 16h04
População e políticos alagoanos se revoltam com patrocínio da Braskem no BBB23
Casas abandonadas por causa de afundamento de solo na Braskem - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Responsável pela destruição, devido ao afundamento de solo, de cinco bairros de Maceió, a empresa petroquímica alagoana, que faz extração de sal-gema, Braskem, surpreendemente apareceu como uma das patrocinadoras do maior reality show brasileiro, o BBB.

O patrocínio repentino chamou atenção da população e de políticos alagoanos. Que apontaram a falta respeito da empresa, que se apresenta nacionalmente pela responsabilidade ambiental, mas que foi responsável por deixar parte da capital alagoana inabitável e ainda luta com o pagamento das indenizações da população afetada por seus atos nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol, que precisaram ser desocupados.

O maceioense que acompanhou os primeiros dias da vigésima terceira edição do BBB notou uma empresa conhecida patrocinando a cozinha do programa. A Braskem, que investe um valor milionário no reality "pretende deixar a casa mais vigiada do Brasil mais sustentável".

Segundo Alexandre Sampaio, presidente da Associação de Empreendedores do Pinheiro, o patrocínio da Braskem ao BBB mostra que a empresa busca apenas limpar a imagem no âmbito nacional. “Ela [Braskem] apenas silencia quem devia estar denunciando, silencia a imprensa, a Rede Globo, que deveria estar apontando o maior crime ambiental do mundo em área urbana, mas não o faz, porque está sendo patrocinada. Faz parte de um grande jogo de cena. Eles jogam sujo em Alagoas para ver se limpa na bolsa de valores e na opinião pública nacional”, declarou o presidente da associação.

Nas redes sociais, políticos alagoanos criticaram a ação da empresa. A deputada estadual Cibele Moura fez uma sequência de posts sobre o assunto e afirmou que a empresa foi responsável por deixar mais de 40 mil pessoas sem casa. "Braskem no BBB? Sim, a mesma empresa que destruiu diversos bairros de Maceió agora é uma das patrocinadoras do BBB".

"Agora, a mesma empresa patrocina um dos maiores programas de Brasil. E seu tema? Sustentabilidade. É rir para não chorar! Os moradores desses bairros não podem ser esquecidos! A Braskem não é inocente!", continuou a deputada estadual.

A vereadora Teca Nelma afirmou que o patrocínio da Braskem ao chega a ser irônico. “A Braskem se recusa a pagar as devidas indenizações aos afetados de Maceió, mas patrocina a casa mais vigiada do país! Não adianta apenas divulgar seus serviços, responsabilizar-se plenamente por eles também é necessário!”, escreveu a vereadora.

“Chega a ser desaforo, a Braskem destruidora de vidas, no Big Brother Brasil”, disse o deputado Paulão.

Em nota, a Braskem afirmou que “vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível”.

Veja a nota na íntegra:
A Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente. Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a 99,7% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.
Além das ações de segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros.
A Braskem, sendo uma produtora de resinas plásticas, também possui o compromisso de engajar e promover a economia circular, que passa pelo consumo consciente e o descarte correto de resíduos. Por isso, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de ações educacionais em ações e mídias de massa, buscando impactar positivamente a sociedade.
O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade.