Blogs
Com nível superior na área, ela comanda um dos salões de beleza mais requisitados da cidade
Quando começou a trabalhar em Arapiraca, há sete anos, a empresária Dayane Mary, 27, havia acabado de voltar de São Paulo. Natural de São Miguel dos Campos, porque em Anadia não havia maternidade, ela foi morar com a mãe na capital paulista aos oito onde estudou, começou a trabalhar e se apaixonou por cabelos.
Aos 14 anos, passou a ajudar uma tia no salão, em São Paulo. Foi quando descobriu que queria trabalhar na área. “Estudava durante a semana e lavava cabelos aos sábados. ‘Tive a oportunidade de ter contato com diferentes profissionais nesta época”, lembra.
A prática trouxe junto o interesse pelos estudos em beleza. “Tenho diversos certificados, desde os 16 anos. Todo curso que eu ficava sabendo, eu ia”, revela. O curso de nível superior não foi uma exceção. Dayane fez Visagismo e terapia capilar, em uma instituição de ensino superior em SP.
De volta a Alagoas, aos 20 anos, pesquisou as cidades onde poderia dar continuidade à sua carreira. Pela internet, descobriu que Arapiraca estava em expansão e decidiu que iria trabalhar no Agreste alagoano. Com o currículo, experiência e portfólio diferenciados, não foi difícil encontrar emprego na cidade. Aconteceu na primeira semana.
Antes de abrir seu próprio salão, o Ouse, ela ainda trabalhou em três empresas nas quais conquistou clientes apaixonadas por seu trabalho. Desde a abertura, em 2019, foi um sucesso. As antigas clientes acompanharam a profissional que montou uma equipe capacitada para ofertar serviços de unhas e depilação também.
Dayane enfrentou todas as dificuldades da pandemia antes mesmo de fazer um ano como empreendedora. “Foi muito sofrido. Passei mal no dia que foi anunciado o fechamento porque ainda não tinha dado tempo sequer de fazer uma reserva de emergência para a empresa. Conversei com as colaboradoras e também com os credores”.
Com a reabertura, em pouco tempo, o primeiro espaço ficou pequeno para atender à clientela e ela decidiu mudar para um um local mais amplo, em 2021, no empresarial Metropolitan onde está até hoje. “Apresentei o projeto ao meu pai e pedi ajuda. Deu certo”, pontua.
O Salão Ouse funciona com hora marcada e preza pela qualidade e biossegurança - um grande diferencial que é sempre notado pelas clientes. “Sempre acho que preciso melhorar e busco inovar. Estou sempre procurando novidades para trazer ao salão”, ressalta.
A aprovação vem das próprias clientes. É o caso da contadora Mayara Ingred Carvalho. “Sou cliente há muito tempo, desde que a conheci em outro salão. Continuo sendo cliente porque amo o trabalho dela. Ela está se aperfeiçoando sempre. Achei muito importante ela abrir o próprio salão. ‘Empreender não é fácil mas acredito que ela teve a audácia de ser ainda melhor”, declarou.
Para Dayane, este é só o começo da trajetória. Além de continuar se capacitando em cabelos, o interesse em gestão de negócios tem trazido novas oportunidades, como convites para palestras. “Estudei muito para montar o Salão. Continuo fazendo cursos quando tenho oportunidade, principalmente, em Maceió e Recife. Durante a pandemia, fiz vários cursos gratuitos do Sebrae, pela internet, por exemplo. Agora, posso compartilhar esse conhecimento e a minha experiência com outras profissionais”.
Conheça o trabalho da Dayane em: @ousearapiraca
Clau Soares
Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.
Ver todos os posts