Blogs

Gerir ou não Gerir, eis a Questão!

Por Hermes Carvalho 23/11/2022 20h08 - Atualizado em 01/12/2022 22h10
Por Hermes Carvalho 23/11/2022 20h08 Atualizado em 01/12/2022 22h10
Gerir ou não Gerir, eis a Questão!
Gerir ou não gerir - Foto: Hermes

É de suma importância explicarmos tal tema, para que haja um entendimento da sociedade o quão é importante um modelo de gestão, quer seja pública ou privada, na vida das pessoas!

É comum ouvir-se o termo gestor público, fazendo alusão aos administradores municipais, estaduais ou até mesmo o Presidente da República, junte-se a esse modelo, os secretários municipais, estaduais e os ministros de Estado. Claro que cada esfera de Poder tem suas atribuições e suas peculiaridades, pertinentes ao cargo e ou função que exercem. Exatamente desta forma também são os gestores privados nas constituições das empresas, divididos em setores, como o Financeiro, Logística, T.I, Fiscal, Produção, Comercial entre outros.

Mas o que quero dizer com essa comparação é, que seja público ou privado uma boa gestão ou uma má gestão interfere diretamente na vida das pessoas, seja dos moradores das cidades, dos Estados e ou do País, já nas empresas interfere diretamente na vida dos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Viram como tudo está ligado com a gestão?

Pois bem, tenhamos como exemplo o gestor municipal de uma cidade qualquer, se ele conduzir junto com seus  secretários, as pastas da saúde, da educação, da infraestrutura, dos esporte e lazer e de todas as outras pastas que o município tenha, com dedicação, responsabilidade e respeito ao dinheiro público e siga uma gestão focada em resultados, esse município terá indicadores maravilhosos, além do mais uma cidade limpa, organizada e bem gerida, atrai investimentos dos empresários locais e de outras regiões, o que gerará emprego e renda, trazendo movimentação de recursos financeiros movimentando riquezas, em suma proporcionando qualidade de vida e conforto para os moradores, que são na verdade seu público alvo, seus clientes.

Com as empresas não é diferente, buscar uma gestão de qualidade focada em resultados e indicadores demonstra a capacidade do gestor em proporcionar recursos para novos investimentos e gerar mais empregos. Desta feita ainda teremos outros bate papo, sobre gestão para fomentar o conhecimento dos leitores sobre o tema. Outrossim vale salientar que um modelo de gestão adequada não é uma receita de bolo, mas precisa sim ter técnicas, conhecimento teórico e prático e, claro adequar a realidade encontrada no ambiente. Mas nunca, nunca mesmo o bom gestor, seja público ou privado deve esquecer, que por trás de resultados e de números existem pessoas, todos os processos devem ser norteados pelo respeito, dignidade e o mais importante vidas! 

O gestor é um bom pastor, deve cuidar do rebanho e entender que antes dos negócios, existe vidas envolvidas no processo e a evolução dos processos e dos formatos modernos, valorizam as relações interpessoais.

então fica o questionamento... Afinal "Gerir ou não Gerir, Eis a Questão". 

Hermes Carvalho

Hermes Carvalho Oliveira, arapirquense, Bacharel em Direito, Marketólogo e estudioso em situações de mercado e marketing, foco em marketing politico e eleitoral.
Atua no mercado como consultor na área comercial e marketing de varejo.
Acredito na formação intelectual como transformação da humanidade, sob a ótica da missão, valores e visão.

Ver todos os posts