Blogs

Vereador Leonardo Dias é acusado de patrocinar falsas pesquisas eleitorais em Alagoas

Por Política em Pauta com Assessoria 17/10/2022 11h11
Por Política em Pauta com Assessoria 17/10/2022 11h11
Vereador Leonardo Dias é acusado de patrocinar falsas pesquisas eleitorais em Alagoas
Vereador Leonardo Dias - Foto: Divulgação

O vereador por Maceió, que foi vice na chapa de Collor para o Governo do Estado, Leonardo Dias (PL) foi acusado pela Federação de Partidos Brasil da Esperança – FE Brasil, de patrocinar pesquisas eleitorais falsas em Alagoas.

Conforme a FE Brasil, Leonardo Dias patrocinou falsas pesquisas e notícias fakes. A denúncia contra ele e contra o Partido Liberal (PL), foi formalizada no sábado, 15, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, à 5ª Zona Eleitoral, à 8ª Zona Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral de Alagoas.

A denúncia afirma que as pesquisas patrocinadas por Leonardo Dias teria entrado em residências, abordar eleitores e tentado convencê-los a votar em Bolsonaro, mediante disseminação de fake news.

A realização de pesquisas sem prévio registro é considerada ilegal, assim como a disseminação de fake news é considerada crime, nos termos da legislação eleitoral, segundo relata a direção da Federação na ação contra o vereador.

Na representação à justiça eleitoral, a Federação requere a abertura de inquérito para apuração dos crimes de invasão de domicílio, disseminação de fake news e formação de quadrilha, bem como pediu a inclusão dos fatos para investigação no Inquérito das Fake News, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal.