Blogs
Advogada de Arapiraca vai disputar vaga do Quinto Constitucional na sexta-feira (8)
A advogada arapiraquense, Claudia Lany, enfrenta, na próxima sexta-feira(8), uma batalha histórica para a advocacia feminina. Ela é uma forte candidata à vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional, mecanismo previsto, como o próprio nome diz, na Constituição Federal, que garante 20% das vagas dos tribunais a advogados e membros do Ministério Público. O pleito tem 22 inscritos, dos quais somente três são mulheres. Além da arapiraquense, concorrem Lavínia Cavalcanti e Rosemary Quintino.
Hoje, o Tribunal de Justiça de Alagoas tem 18 desembargadores que compõem a corte. A única mulher é a desembargadora Elisabeth Carvalho. Conduzida ao cargo por merecimento e unanimidade de votos, em 2002.
Para os apoiadores e apoiadoras da candidata Claudia Lany, ela representa a força da advocacia no interior de Alagoas, e, sobretudo, a competência para ocupar um cargo fundamental para uma justiça mais inclusiva, igualitária e que respeite integralmente as prerrogativas das advogadas e advogados, operadores fundamentais para a administração da justiça.
Aos 52 anos, Claudia Lany confessa que assumiu o papel na disputa pelo apoio dos colegas. Entretanto, quem a acompanha já percebeu que ela tomou a incumbência como missão, com diversos encontros com colegas advogados e advogadas por todo o Estado. “ Tenho um compromisso de ter um gabinete no qual possa acolher, ouvir o advogado, de dar efetividade ao julgar os processos obedecendo a ordem cronológica e sem ferir a imparcialidade”, ratificou.
Com 25 anos dedicados ininterruptamente à advocacia, ela também leciona no curso de direito do Cesmac. Casada desde os 17 anos, mãe de três filhos, ela não é novata em disputas eleitorais. Foi eleita presidente da OAB/ Subseção Arapiraca no triênio 2013/2015, tendo sido a única mulher até hoje a ocupar o cargo.
Para a atual vice-presidente da OAB/Subseção Arapiraca, Márcia Acioly, na próxima sexta-feira (8), será o dia de reafirmar o apoio de todo uma vida de parceria profissional. “Darei esse voto muito feliz e muito bem representada”, frisou.
Já o presidente da OAB/Subseção de Palmeira dos Índios, Marcus Ribeiro afirmou “Claudia Lany será uma desembargadora que se reunirá mensalmente com o Conselho Seccional para ouvir os reclame da advocacia. Por esse e tantos outros motivos, conta com nosso irrestrito apoio”.
Como funciona a votação
O processo de eleição é complexo. Tem início com a votação pelos próprios membros da categoria. Advogadas e advogados inscritos e adimplentes na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, vão às urnas para escolher seis candidatos. Os seis mais votados passam compor a famosa lista sêxtupla que passa por análise e votação do TJ/AL. Do TJ/AL, é formada a lista tríplice que segue para o governador do Estado para a escolha do candidato a ser nomeado como desembargador ou desembargadora.
Onde votar
A votação acontecerá em Maceió e nas subseções do interior do estado, no período de 8h às 17h. na capital o pleito será realizado no Centro Universitário Unit.
No interior, as salas de votação serão disponibilizadas nas subseções, com exceção de São Miguel dos Campos, onde a votação acontecerá no Centro Empresarial Shopping Cinema (sala 03). Haverá votação em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Porto Calvo.
Clau Soares
Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.
Ver todos os posts