Blogs

Alagoano, Arthur Lira bate boca com deputado Glauber Braga

Por Política em Pauta 01/06/2022 09h09
Por Política em Pauta 01/06/2022 09h09
Alagoano, Arthur Lira bate boca com deputado Glauber Braga
Glauber Braga e Arthur Lira - Foto: Divulgação

O clima esquentou na Câmara Federal, na noite de ontem, terça-feira, 31, durante as discussões sobre a privatização da Petrobras. O alagoano, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) bateu boca com o deputado Glauber Braga (Psol/RJ).

Após Glauber Braga criticar a posição de Arthur Lira, que é favorável à privatização da estatal, e dizer que Lira não tem vergonha, o alagoano ameaçou "usar medidas mais duras para retirá-lo do plenário" e afirmou que o levaria o caso ao Conselho de Ética.

A discussão começou durante a orientação dos partidos para a votação de uma medida provisória que cria regra de transição para fim de incentivos ao setor petroquímico. Glauber iniciou sua fala questionando, no microfone, se Lira "não tem vergonha", mas não conseguiu completar a fala, pois Lira cortou o microfone do deputado.

Fora do microfone, o deputado do Psol alegou ter direito de fala por estar representando a liderança da sigla.

"Eu não vou fazer o carnaval que o deputado Glauber está querendo não. O senhor não está delegado pela liderança, o senhor não tem direito regimental de falar. Não vai tumultuar a sessão sozinho", disse Lira.

Momentos depois, Lira ameaçou "usar medidas mais duras para retirá-lo [Glauber] do plenário". A fala foi rebatida por Glauber, "acha que vai me tirar desse plenário? Pois não vai me tirar do plenário, pois não tem esse poder para fazê-lo".

"Vossa Excelência, por esse partido, o partido do presidente desta Casa, responderá no Conselho de Ética e vai ter todas as oportunidades de fazer sua defesa ou acusações lá sobre o que ia falar, mas pelo começo da fala já se tem a impressão de que não será muito proveitoso", finalizou Lira.