Blogs
Arapiraquense viraliza com antes e depois de perda de 30 quilos somente com alimentação saudável e exercícios
Desde os dez anos de idade, a arapiraquense Andresa Araújo passou a encontrar na comida uma forma de compensação pelas dificuldades enfrentadas. Uma série de traumas vivenciados na infância e na adolescência resultaram no aumento de peso que a levou a ser diagnosticada, aos 26 anos, com obesidade grau 2. Com 1,54m de altura, Andresa chegou a pesar 83 quilos.
Aos 19 anos, ela decidiu que precisava reduzir a alimentação e também praticar atividade física. Apesar do esforço, sofreu com o efeito sanfona associado a sintomas de ansiedade e depressão pelos anos seguintes. Emagrecia e engordava constantemente. Na época, trabalhava com faxina e tinha concluído o ensino médio.
Em 2019, começou a trabalhar com cutilação de unhas no shopping onde trabalha até hoje como atendente em uma cafeteria. A chegada da pandemia não a impediu de fazer exercícios físicos, mesmo estando ainda com sobrepeso. Ela manteve a rotina em casa e realizou até transmissões ao vivo (live) pelas redes sociais na internet durante os treinos.
Com a reabertura dos estabelecimentos comerciais, retornou à academia, mas não conseguia perder peso. “Eu comia três pastéis com uma Coca de dois litros fácil. Comia uma pizza inteira sozinha”, confessa. Ao procurar uma nutricionista, descobriu que, além da obesidade, estava com o colesterol em nível preocupante e também gordura no fígado.
A reeducação alimentar foi um desafio. “No começo, foi muito difícil. Eu chorava”, ressalta. Ela faz questão de destacar que o apoio do esposo, com quem está há oito anos, foi essencial para que ela conseguisse seguir o novo plano. “Ele sempre me incentivou”, afirma.
De acordo com a nutricionista Mayara Lira, que acompanha Andresa há um ano, 95% dos pacientes chegam ao consultório à procura de emagrecimento. “As pessoas buscam sempre a fórmula mágica. ‘Elas precisam entender que não será do dia para noite (que ocorrerá o emagrecimento) até porque não engordou do dia para noite. É levantar corrigindo o erro quantas vezes forem necessárias. O lema é não desistir”, ressalta.
Hoje, com menos 30 quilos eliminados em um ano, Andresa viralizou, esta semana no Instagram, com um vídeo de antes e depois (já são quase 300 mil visualizações e mais de 400 comentários), está na reta final do curso de educação física, faz estágio em uma academia, trabalha como atendente e mantém uma rotina alimentar regrada, com a redução quase a zero de frituras, açúcar e massas, conforme as prescrições da nutricionista. “Agora, quero concluir a faculdade e me qualificar na área para ajudar outras pessoas”, revela.
Confira o vídeo no perfil @andresah.araujo.
Clau Soares
Arapiraquense; jornalista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Comunicação Empresarial (Cesmac).É bacharel em Direito pela Uneal. Servidora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no cargo de jornalista, desde 2010. Hoje, mantém um instablog diário, o @clausoares.s, no qual destaca cenas, iniciativas e personalidades de Arapiraca.
Ver todos os posts