Blogs

MP recebe denúncia de corrupção na prefeitura de Arapiraca

Por Paulo Marcello 23/02/2022 20h08 - Atualizado em 23/02/2022 20h08
Por Paulo Marcello 23/02/2022 20h08 Atualizado em 23/02/2022 20h08
MP recebe denúncia de corrupção na prefeitura de Arapiraca
MPE em Arapiraca - Foto: Reprodução

Em dezembro de 2021, a população de Arapiraca foi surpreendida com a denúncia de que o prefeito Luciano Barbosa estaria coordenando um esquema de corrupção envolvendo um ou mais vereadores, beneficiados com a transferência de servidores municipais para seus gabinetes com salários pagos pela prefeitura e não pelos parlamentares. 

Advogado José Fábio Bernardo
Advogado José Fábio Bernardo


A denúncia feita pelo advogado José Fábio Bernardo (foto) ganha agora mais um capítulo e chega ao Ministério Público (MP) que recebeu a denúncia na 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que tem a frente o promotor Rogério Paranhos Gonçalves, incluindo farta documentação em desfavor do prefeito Luciano Barbosa e do vereador Vicente do Remédio. No documento, JFB requer a apuração dos fatos e sua judicialização para que os culpados devolvam o dinheiro público e sejam punidos na forma da Lei.

De acordo com a denúncia do advogado, os funcionários contratados deixaram suas pastas de origem para atuar exclusivamente no gabinete do parlamentar, mas com salários pagos pela prefeitura e não pelo Vicente do Remédio que está no seu primeiro mandato no Legislativo de Arapiraca. JFB afirma que a prática configuraria crime de corrupção, com o propósito de garantir apoio do vereador arapiraquense para Daniel Barbosa, filho do prefeito e pré-candidato a deputado federal.

“Todos os vereadores já tem seus assessores. O porquê destas pessoas estarem lotadas no gabinete de Vicente do Remédio? As provas estão aí. O documento é assinado pelo prefeito. Quando existe alguma necessidade, a prefeitura pode, sim, ceder servidores efetivos para outros órgãos, como Cartório, Fórum ou Câmara, desde que eles sejam efetivos, contratados não”, explicou JFB.

Caso a denúncia seja acatada pelo MP será iniciada a fase de diligências para buscar documentos e informações que ajudem em seu elucidamento. A expectativa é que o levantamento investigatório aponte quais crimes tenham sido cometidos pela gestão municipal, envolvendo um ou mais vereadores arapiraquenses, já que existe a possibilidade de supostos envolvimentos de outros edis no caso, de acordo com JFB.