Blogs

O beijo da Anita, O Faustão na Band e a estreia do BBB... a tv segue firme na casa, na mente e no repertório dos brasileiros.

Por Thiago Abel com Blog professor Abel. 19/01/2022 07h07
Por Thiago Abel com Blog professor Abel. 19/01/2022 07h07
O beijo da Anita, O Faustão na Band e a estreia do BBB... a tv segue firme na casa, na mente e no repertório dos brasileiros.
A tv ainda reina. - Foto: Criação própria.

Não é de hoje que especialistas estudam sobre os avanços tecnológicos e o possível “engolimento” desse meio de comunicação pela internet. Mas apesar das previsões de muitos, esse verdadeiro símbolo da indústria do século XX tem se reafirmado como o principal meio de comunicação de massa em todo o mundo. Segundo o ibope cerca de 97% dos lares brasileiros possuem pelo menos um aparelho de tv e isso dá uma dimensão do papel exercido por ela na influência do que ela transmite em nossa sociedade, costumes e assuntos diariamente comentados.


2021 começou e as polêmicas que saem da telinha animaram os brasileiros de norte a sul do país.


O domingão que agora é comandado por Luciano Huck trouxe ao ar o quadro que promete um novo Love para a cantora Anita. O estilo é antigo e alguns anos atrás a Record tinha algo muito parecido nas tardes de sábado, os expectadores ficavam animados quando rolavam uns beijinhos entre os participantes. Nesse caso a cantora era o objetivo principal dos moços que ali estavam e coube ao Alagoano Hugo Novaes um dos “ matches ” (gíria usada pelos jovens para denominar o que antigamente chamávamos de química ou clima) e logo veio um beijão, estava pronta a fórmula do sucesso. O que se seguiu foi uma verdadeira onda de comentários nas diversas redes sociais. Infelizmente muito discurso de ódio veio junto, e os que os fizeram não deixaram escondido seu machismo e misoginia em relação a artista. Mas se ainda vale a máxima do ditado popular, falaram bem, mal... mas falaram, e não foi pouco.


,


Já nessa segunda-feira, 17 de janeiro foram ao ar duas estreias. Na band o retorno triunfal de Fausto Silva com seu programa de auditório, que para a surpresa de muitos foi um verdadeiro sucesso. A atração que promete ser diária repete a fórmula que tem a cara de fausto, cassetadas, música, entrevista e agora com muita interação com o público por meio das redes sociais. O Faustão na band logo estava com um dos assuntos mais comentados da ‘internet’, e os cliques logo viraram memes (alguns maldosos) que mostram que o grande público estava ligadinho. Mais uma vez a pauta da noite no mundo virtual era novamente o que a telinha colocava dentro de nossas casas.


E a casa mais vigiada do Brasil voltou com tudo... Novo apresentador, novos participantes e a velha fórmula que é sucesso inquestionável de público e faturamento. O programa engaja como ninguém mais consegue no país. As polêmicas, tretas, romances e debates de dentro da casa viram tema pelas ruas, empresas, bares, restaurantes e lares do país inteiro e o tal do BBB22 finca o pé como o programa mais influente da tv brasileira e ajuda a reafirmar o argumento deste blogueiro.


Podemos (e devemos) criticar, mudar de canal, torcer o nariz e até desligar o aparelho, mas não podemos negar o obvio: a caixinha mágica é e continuará sendo por muitas gerações ainda o mais democrático, popular e eficiente meio de comunicação. Tudo que sai dela vira tema, moda, sucesso e engaja tanto que a ‘internet’ virou extensão do conteúdo produzido por ela. E você, já parou pra pensar o quanto sua vida é influenciada por esse aparelhinho?

Professor Thiago Abel

Comunicação por instinto;
Professor de história e atualidades;
Especialista em Psicopedagogia;
De esquerda;
Defensor dos direitos humanos;

Em constante adaptação pra encontrar a melhor versão de mim mesmo.

Blog voltado pras questões atuais que nos afligem. Educação, política, comportamento e tudo mais que me inquietar a opinar.

Sintam-se em casa!

Ver todos os posts