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Literatura de cordel: A importância da cultura popular na escola
Em todo momento na escola realizamos leitura de muitos gêneros e tipologias textuais, pois esta atividade é inerente ao sujeito social. Todos temos conhecimento deste fato, porém muitos alunos não possuem o habito da leitura e até acham chato e cansativo atividades dessa natureza. Eis um dos grandes desafios dos professores, como tornar a leitura interessante para estes jovens aprendizes?
Em todos os aspectos da educação é importante refletir sobre como suprir a necessidade da prática de leitura de diversos gêneros textuais de forma eficaz? O primeiro passo é a aplicação de práticas pedagógicas que estimulem e incentivem o aluno a terem prazer nas leituras realizadas em diferentes contextos, com o foco em formar leitores competentes ao ponto de influenciar em todas as formações que o constitui como sujeito pensante e social.
Outra forma de inserir esta apropriação com a leitura seria proporcionar aos estudantes acesso a gêneros populares, em especial, o cordel, que é um gênero que representa todos nós, por ser um gênero que expressa a cultura popular e narra a história do povo brasileiro, a reprodução da fala com rima, métrica e poesias, ou seja, é um estilo literário aberto e que mesmo tendo suportes definidos, permite a quem realiza a leitura poder enxergar a pluralidade cultural como representatividade cidadã e fazendo com que o leitor possa enxergar o mundo de possibilidades e ir além da superfície.
O aluno após entender as particularidades da Literatura de cordel, perceberá que ao produzir seu próprio texto ele poderá brincar com as palavras e praticar a sua criatividade. Além de ser uma oportunidade de reflexão sobre a sociedade capitalista que muitas das vezes desvaloriza a cultura popular, o conhecimento e as experiencias do povo. A escola é o próprio celeiro dessa diversidade que muitas das vezes não é valorizada, dessa forma a literatura de cordel trará este mundo entre a realidade e a fantasia, desenvolvendo a imaginação e o potencial criativo de cada aluno para desenvolver na beleza da poesia uma aprendizagem significativa.
A literatura de Cordel é uma opção de muitos outros gêneros que poderíamos trabalhar em sala de aula, contanto que consigamos suprir com um dos principais problemas que é a formação de leitores competentes. Sabemos que a trajetória é árdua em implantar o habito da leitura nos alunos, por isso a sugestão de iniciar com a literatura de cordel, pois desenvolverá a sensibilidade em todos os sentidos e o pensamento crítico.
Diante deste contexto, é importante reforçar que a Literatura de Cordel implantará um caráter humanizador e cumprirá seu papel social trazendo para sala de aula a possibilidade de leituras de temas diversificados, bem como, com o estudo das métricas e rimas, o aluno terá a capacidade de produzir seu próprio cordel e poderá elaborar a capa e todos os detalhes da sua própria produção.
Estes cordéis poéticos que os alunos produzirão poderão serem expostos em varais no pátio da escola ou até mesmo dentro da sala de aula, eles poderão também transformar suas produções em músicas ou em vídeos afim de despertar em toda a comunidade escolar o respeito pela diversidade cultural e o reconhecimento que a cidadania está se fazendo presente através do fazer artístico nestes jovens.
Entre em contato com a Academia Arapiraquense de Letras e Artes – ACALA @acala_ara e com a União Brasileira de Escritores – UBE @ube_arapiraca que estas duas instituições estão à disposição da sociedade alagoana e podem levar projetos para escolas e orientar toda família a escrever e publicar cordéis e outros gêneros literários em formato de livreto de cordel. (82) 99982-6896 e tenha mais informações.
Em todos os aspectos da educação é importante refletir sobre como suprir a necessidade da prática de leitura de diversos gêneros textuais de forma eficaz? O primeiro passo é a aplicação de práticas pedagógicas que estimulem e incentivem o aluno a terem prazer nas leituras realizadas em diferentes contextos, com o foco em formar leitores competentes ao ponto de influenciar em todas as formações que o constitui como sujeito pensante e social.
Outra forma de inserir esta apropriação com a leitura seria proporcionar aos estudantes acesso a gêneros populares, em especial, o cordel, que é um gênero que representa todos nós, por ser um gênero que expressa a cultura popular e narra a história do povo brasileiro, a reprodução da fala com rima, métrica e poesias, ou seja, é um estilo literário aberto e que mesmo tendo suportes definidos, permite a quem realiza a leitura poder enxergar a pluralidade cultural como representatividade cidadã e fazendo com que o leitor possa enxergar o mundo de possibilidades e ir além da superfície.
O aluno após entender as particularidades da Literatura de cordel, perceberá que ao produzir seu próprio texto ele poderá brincar com as palavras e praticar a sua criatividade. Além de ser uma oportunidade de reflexão sobre a sociedade capitalista que muitas das vezes desvaloriza a cultura popular, o conhecimento e as experiencias do povo. A escola é o próprio celeiro dessa diversidade que muitas das vezes não é valorizada, dessa forma a literatura de cordel trará este mundo entre a realidade e a fantasia, desenvolvendo a imaginação e o potencial criativo de cada aluno para desenvolver na beleza da poesia uma aprendizagem significativa.
A literatura de Cordel é uma opção de muitos outros gêneros que poderíamos trabalhar em sala de aula, contanto que consigamos suprir com um dos principais problemas que é a formação de leitores competentes. Sabemos que a trajetória é árdua em implantar o habito da leitura nos alunos, por isso a sugestão de iniciar com a literatura de cordel, pois desenvolverá a sensibilidade em todos os sentidos e o pensamento crítico.
Diante deste contexto, é importante reforçar que a Literatura de Cordel implantará um caráter humanizador e cumprirá seu papel social trazendo para sala de aula a possibilidade de leituras de temas diversificados, bem como, com o estudo das métricas e rimas, o aluno terá a capacidade de produzir seu próprio cordel e poderá elaborar a capa e todos os detalhes da sua própria produção.
Estes cordéis poéticos que os alunos produzirão poderão serem expostos em varais no pátio da escola ou até mesmo dentro da sala de aula, eles poderão também transformar suas produções em músicas ou em vídeos afim de despertar em toda a comunidade escolar o respeito pela diversidade cultural e o reconhecimento que a cidadania está se fazendo presente através do fazer artístico nestes jovens.
Entre em contato com a Academia Arapiraquense de Letras e Artes – ACALA @acala_ara e com a União Brasileira de Escritores – UBE @ube_arapiraca que estas duas instituições estão à disposição da sociedade alagoana e podem levar projetos para escolas e orientar toda família a escrever e publicar cordéis e outros gêneros literários em formato de livreto de cordel. (82) 99982-6896 e tenha mais informações.
Educação em Foco - Carla Emanuele
Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach.
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