Blogs
Educação 4.0: Experiência de Aprendizagem por meio da Tecnologia

O que fazer com uma geração em que os bebês já nascem conectados, e uma criança sabe mexer no celular e no computador mais do que nós adultos? Não temos como fugir da realidade, esta nova geração faz parte de uma “Cultura Maker”, ou seja, a juventude de hoje tem o desejo de praticar e fazer tudo o que achar importante para o seu futuro, eles vão e colocam a mão na massa mesmo, aí eu te faço mais uma pergunta: Como conseguimos acompanhar estas mudanças da sociedade atual?
As respostas para todas as indagações acima citadas estão a um palmo do nosso nariz, precisamos entender que o futuro já chegou e já faz parte do nosso dia a dia, pois a cada momento surgem novas tecnologias, estamos na era da internet das coisas e da inteligência robótica e artificial, assim, esta mudança social é também uma mudança educacional, surgindo, a educação 4.0, que é uma educação conectada que valoriza esta “Cultura Maker” com a implantação de ações e projetos que desenvolvem a criatividade e a interdisciplinaridade, fazendo com que os jovens aprendizes possam realizar experiencias, experimentação e pesquisas práticas, fazendo com que o aluno seja o protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, desta forma o que eles aprenderem estará conectado com o mundo que encontrarão fora dos muros da escola.
Precisamos lembrar de que nossos alunos já mudaram, por isso não podemos insistir nas mesmas metodologias e métodos de ensino de antes, é necessário que a educação inove não somente na tecnologia, como também da didática. Por isso, não adianta levar recursos tecnológicos para a escola sem ter consciência de que o maior recurso inovador serão sempre as pessoas, a criatividade e as habilidades que elas possuem para utilizar as tecnologias de maneira útil e consciente, para que os professores saibam desenvolver o ensino e aprendizagem de forma colaborativa e ativa. Por isso, atrelado a Educação 4.0 sempre falamos de metodologias ativas para que as práticas pedagógicas possam desenvolver sujeitos capazes de estudar de forma colaborativa e desenvolver a aprendizagem com o foco nos projetos individuais e profissionais de cada um.
Para acompanhar esta nova demanda, é fundamental buscar qualificação profissional para que possamos estar aptos a atender estas novas necessidades de alunos que precisam de aprendizado mais eficaz, com a inserção da tecnologia para estimular a criatividade e a inovação, desenvolvendo assim alunos que tenham capacidade de atender as novas exigências e necessidades do mercado de trabalho.
As metodologias ativas são fundamentais para que os estudantes possam sair da passividade e da zona de conforto, pois o estudante deixa de ser figurante para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem, trazendo para a prática em sala de aula: Seminários; Juri Simulado; Estudo Dirigido; Estudo de Caso; Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras ações que engajam os estudantes em seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que a Educação 4.0 chegou para fazer com que o aluno se torne o centro do processo de aprendizagem e desenvolver a nossa consciência de que a tecnologia é importante, mas é mais importante ainda que venham acompanhados de respeito e de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas e inovadoras.
“O futuro dos seres humanos dependem da educação. Toda tecnologia e sua adaptação trabalhada hoje forma uma série de caminhos para o ser de amanhã percorrer” Leonardo Tomé
As respostas para todas as indagações acima citadas estão a um palmo do nosso nariz, precisamos entender que o futuro já chegou e já faz parte do nosso dia a dia, pois a cada momento surgem novas tecnologias, estamos na era da internet das coisas e da inteligência robótica e artificial, assim, esta mudança social é também uma mudança educacional, surgindo, a educação 4.0, que é uma educação conectada que valoriza esta “Cultura Maker” com a implantação de ações e projetos que desenvolvem a criatividade e a interdisciplinaridade, fazendo com que os jovens aprendizes possam realizar experiencias, experimentação e pesquisas práticas, fazendo com que o aluno seja o protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, desta forma o que eles aprenderem estará conectado com o mundo que encontrarão fora dos muros da escola.
Precisamos lembrar de que nossos alunos já mudaram, por isso não podemos insistir nas mesmas metodologias e métodos de ensino de antes, é necessário que a educação inove não somente na tecnologia, como também da didática. Por isso, não adianta levar recursos tecnológicos para a escola sem ter consciência de que o maior recurso inovador serão sempre as pessoas, a criatividade e as habilidades que elas possuem para utilizar as tecnologias de maneira útil e consciente, para que os professores saibam desenvolver o ensino e aprendizagem de forma colaborativa e ativa. Por isso, atrelado a Educação 4.0 sempre falamos de metodologias ativas para que as práticas pedagógicas possam desenvolver sujeitos capazes de estudar de forma colaborativa e desenvolver a aprendizagem com o foco nos projetos individuais e profissionais de cada um.
Para acompanhar esta nova demanda, é fundamental buscar qualificação profissional para que possamos estar aptos a atender estas novas necessidades de alunos que precisam de aprendizado mais eficaz, com a inserção da tecnologia para estimular a criatividade e a inovação, desenvolvendo assim alunos que tenham capacidade de atender as novas exigências e necessidades do mercado de trabalho.
As metodologias ativas são fundamentais para que os estudantes possam sair da passividade e da zona de conforto, pois o estudante deixa de ser figurante para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem, trazendo para a prática em sala de aula: Seminários; Juri Simulado; Estudo Dirigido; Estudo de Caso; Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras ações que engajam os estudantes em seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que a Educação 4.0 chegou para fazer com que o aluno se torne o centro do processo de aprendizagem e desenvolver a nossa consciência de que a tecnologia é importante, mas é mais importante ainda que venham acompanhados de respeito e de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas e inovadoras.
“O futuro dos seres humanos dependem da educação. Toda tecnologia e sua adaptação trabalhada hoje forma uma série de caminhos para o ser de amanhã percorrer” Leonardo Tomé

Educação em Foco - Carla Emanuele
Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Meio ambiente
Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Polícia
Ação integrada apreende adolescente com cocaína perto do Marco dos Corais

Educação / Cultura
Encenação da Paixão de Cristo emociona público em Arapiraca; espetáculo também ocorre neste sábado, 19

Educação / Cultura
Povo Karapotó Plaki-ô resgata tradição milenar com projeto apoiado pela Secult

Polícia