Blogs
Educação 4.0: Experiência de Aprendizagem por meio da Tecnologia
O que fazer com uma geração em que os bebês já nascem conectados, e uma criança sabe mexer no celular e no computador mais do que nós adultos? Não temos como fugir da realidade, esta nova geração faz parte de uma “Cultura Maker”, ou seja, a juventude de hoje tem o desejo de praticar e fazer tudo o que achar importante para o seu futuro, eles vão e colocam a mão na massa mesmo, aí eu te faço mais uma pergunta: Como conseguimos acompanhar estas mudanças da sociedade atual?
As respostas para todas as indagações acima citadas estão a um palmo do nosso nariz, precisamos entender que o futuro já chegou e já faz parte do nosso dia a dia, pois a cada momento surgem novas tecnologias, estamos na era da internet das coisas e da inteligência robótica e artificial, assim, esta mudança social é também uma mudança educacional, surgindo, a educação 4.0, que é uma educação conectada que valoriza esta “Cultura Maker” com a implantação de ações e projetos que desenvolvem a criatividade e a interdisciplinaridade, fazendo com que os jovens aprendizes possam realizar experiencias, experimentação e pesquisas práticas, fazendo com que o aluno seja o protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, desta forma o que eles aprenderem estará conectado com o mundo que encontrarão fora dos muros da escola.
Precisamos lembrar de que nossos alunos já mudaram, por isso não podemos insistir nas mesmas metodologias e métodos de ensino de antes, é necessário que a educação inove não somente na tecnologia, como também da didática. Por isso, não adianta levar recursos tecnológicos para a escola sem ter consciência de que o maior recurso inovador serão sempre as pessoas, a criatividade e as habilidades que elas possuem para utilizar as tecnologias de maneira útil e consciente, para que os professores saibam desenvolver o ensino e aprendizagem de forma colaborativa e ativa. Por isso, atrelado a Educação 4.0 sempre falamos de metodologias ativas para que as práticas pedagógicas possam desenvolver sujeitos capazes de estudar de forma colaborativa e desenvolver a aprendizagem com o foco nos projetos individuais e profissionais de cada um.
Para acompanhar esta nova demanda, é fundamental buscar qualificação profissional para que possamos estar aptos a atender estas novas necessidades de alunos que precisam de aprendizado mais eficaz, com a inserção da tecnologia para estimular a criatividade e a inovação, desenvolvendo assim alunos que tenham capacidade de atender as novas exigências e necessidades do mercado de trabalho.
As metodologias ativas são fundamentais para que os estudantes possam sair da passividade e da zona de conforto, pois o estudante deixa de ser figurante para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem, trazendo para a prática em sala de aula: Seminários; Juri Simulado; Estudo Dirigido; Estudo de Caso; Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras ações que engajam os estudantes em seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que a Educação 4.0 chegou para fazer com que o aluno se torne o centro do processo de aprendizagem e desenvolver a nossa consciência de que a tecnologia é importante, mas é mais importante ainda que venham acompanhados de respeito e de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas e inovadoras.
“O futuro dos seres humanos dependem da educação. Toda tecnologia e sua adaptação trabalhada hoje forma uma série de caminhos para o ser de amanhã percorrer” Leonardo Tomé
As respostas para todas as indagações acima citadas estão a um palmo do nosso nariz, precisamos entender que o futuro já chegou e já faz parte do nosso dia a dia, pois a cada momento surgem novas tecnologias, estamos na era da internet das coisas e da inteligência robótica e artificial, assim, esta mudança social é também uma mudança educacional, surgindo, a educação 4.0, que é uma educação conectada que valoriza esta “Cultura Maker” com a implantação de ações e projetos que desenvolvem a criatividade e a interdisciplinaridade, fazendo com que os jovens aprendizes possam realizar experiencias, experimentação e pesquisas práticas, fazendo com que o aluno seja o protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, desta forma o que eles aprenderem estará conectado com o mundo que encontrarão fora dos muros da escola.
Precisamos lembrar de que nossos alunos já mudaram, por isso não podemos insistir nas mesmas metodologias e métodos de ensino de antes, é necessário que a educação inove não somente na tecnologia, como também da didática. Por isso, não adianta levar recursos tecnológicos para a escola sem ter consciência de que o maior recurso inovador serão sempre as pessoas, a criatividade e as habilidades que elas possuem para utilizar as tecnologias de maneira útil e consciente, para que os professores saibam desenvolver o ensino e aprendizagem de forma colaborativa e ativa. Por isso, atrelado a Educação 4.0 sempre falamos de metodologias ativas para que as práticas pedagógicas possam desenvolver sujeitos capazes de estudar de forma colaborativa e desenvolver a aprendizagem com o foco nos projetos individuais e profissionais de cada um.
Para acompanhar esta nova demanda, é fundamental buscar qualificação profissional para que possamos estar aptos a atender estas novas necessidades de alunos que precisam de aprendizado mais eficaz, com a inserção da tecnologia para estimular a criatividade e a inovação, desenvolvendo assim alunos que tenham capacidade de atender as novas exigências e necessidades do mercado de trabalho.
As metodologias ativas são fundamentais para que os estudantes possam sair da passividade e da zona de conforto, pois o estudante deixa de ser figurante para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem, trazendo para a prática em sala de aula: Seminários; Juri Simulado; Estudo Dirigido; Estudo de Caso; Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras ações que engajam os estudantes em seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que a Educação 4.0 chegou para fazer com que o aluno se torne o centro do processo de aprendizagem e desenvolver a nossa consciência de que a tecnologia é importante, mas é mais importante ainda que venham acompanhados de respeito e de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas e inovadoras.
“O futuro dos seres humanos dependem da educação. Toda tecnologia e sua adaptação trabalhada hoje forma uma série de caminhos para o ser de amanhã percorrer” Leonardo Tomé
Educação em Foco - Carla Emanuele
Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach.
Ver todos os postsÚltimas notícias
Cidades
Circuito Penedo de Cinema: Hotéis e pousadas registraram 70% de ocupação
Arapiraca
VÍDEO. Mulher em ciclomotor morre atropelada na AL-220, no bairro Arnon de Melo
Polícia
Colisão entre carro e moto deixa criança e mulher feridas em Arapiraca
Esporte
Botafogo desembarca no Rio com a taça da Libertadores e festa da torcida não tem hora para acabar
Brasil / Mundo