Blogs

Aprovados em concurso cobram nomeações da prefeitura de Major Izidoro

Por Paulo Marcello 21/04/2020 10h10
Por Paulo Marcello 21/04/2020 10h10
Aprovados em concurso cobram nomeações da prefeitura de Major Izidoro
Só após mobilização é que a prefeitura iniciou nomeação de alguns aprovados - Foto: Imagem: Cortesia
Candidatos aprovados no último concurso público de Major Izidoro (AL) aguardam ansiosos pelas nomeações, desde que o certame foi realizado em 2019. O prazo expira em junho deste ano e até agora o Executivo não informou quando eles assumirão seus cargos.

Apreensivos e com receio de perderem as vagas, um grupo de candidatos se reuniu, em janeiro deste ano, para cobrar da prefeitura as nomeações, num protesto em frente à sede da administração municipal. Após o ato, a prefeita Santana Mariano convocou uma reunião com a comissão de aprovados para discutir, pela primeira vez, o assunto.

Na oportunidade, Santana afirmou que as primeiras nomeações seriam feitas em meados daquele mês e o restante no final de março deste ano. A primeira convocação foi feita no dia 28 de janeiro, para um pequeno grupo de aprovados. Desde então, a prefeitura não deu posse a estes nomeados e nem convocou os demais para nomeação. O caso vem sendo ‘empurrado com a barriga’.

“Continuamos sem ter uma data de posse. Ela não se pronunciou mais sobre posse e convocação do restante dos aprovados. Já estamos em abril, o silêncio permanece e todos nós estamos angustiados porque o concurso vence em junho, poderá prorrogado por mais um ano, mas isso não é certo, já que ela não se pronuncia sobre absolutamente nada. O silêncio e o descaso prevalecem”, denuncia um dos candidatos que prefere não se identificar.

Havia um novo ato público programado para este mês, mas foi cancelado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os candidatos seguem as orientações dos profissionais da Saúde que pedem para que não haja nenhum tipo de aglomeração de pessoas. A ansiedade só aumenta.

“Então, nós, os aprovados estamos reivindicando um posicionamento dela e, ao mesmo tempo, denunciando o descaso da gestão para conosco, afinal é um concurso que data do final de 2018. E nesse momento de crise tem muitos aprovados desempregados e esperando pela posse e outros, ainda, pela convocação”, conta outro aprovado no concurso.

De acordo com os candidatos anônimos, a dificuldade só existe quando se trata de empossar e convocar o grupo restante, já que mesmo em tempos de pandemia, a gestora continua se reunindo diariamente com assessores, políticos e seus secretários sem usar máscaras e sem respeitar a distância social. Na ultima semana, a prefeitura emitiu uma nota na qual informa aos aprovados que o concurso realizado pelo município está dentro do prazo de validade e que o restante das nomeações e termos de posse não foram realizadas por conta do isolamento social devido as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Leia a nota na íntegra: (inclusive com erros)

Como o concurso público realizado por este município se encontra dentro do seu prazo de validade, e se está passando por estado de emergência em saúde, em que a união decretou calamidade pública e o município se encontra obedecendo o isolamento social decretado pelo Estado de Alagoas, ocasionando a redução dos serviços públicos prestados, uma vez que se está priorizando o teletrabalho, não temos, diante deste contexto atual, como realizar a posse dos candidatos devidamente aprovados dentro do número de vagas do referido concurso, inclusive, pelo fato de os candidatos aprovados dentro do número de vagas para a área da educação precisarem de treinamento, o que ocasionaria aglomeração.

Informamos ainda, que tão logo passemos desse estágio de isolamento social decreto pelo Estado de Alagoas e o recomendado pelo Ministério da Saúde, iremos retomar o procedimento de posse dos candidatos devidamente aprovados dentro do número de vagas ofertadas no concurso público realizado por este município.