Blogs
Linguagens Visuais: aplicações e tendências

A Linguagem Visual está presente desde os primórdios da humanidade, usada sempre para comunicar e expressar mensagens. Desde a pré-história, o homem sente a necessidade de comunicar através de mensagens. E antes mesmo da invenção da escrita, usavam-se imagens para descrever atividades e instruções sobre um determinado acontecimento. Assim, o uso da imagem tornou-se parte da construção humana.
A imagem usada para expressar todos os acontecimentos da humanidade e suas invenções, ainda tem seu objetivo principal “alcançar o objetivo da expressão humana”. Portanto, durante logos períodos da história seu uso foi a principal forma de comunicação. Logo, após o surgimento da escrita. A Linguagem Visual foi surgindo e junto com a escrita foi se reinventando e usando a criatividade para ilustrar acontecimentos e mensagens ao seu povo durante o cotidiano.
Elementos da imagem e simbolismo
Além disso, a Imagem é capaz de transmitir de forma simbólica o nosso objetivo de comunicar. Através dos elementos de ponto, linha, plano, textura, cor, forma, tom que fazem parte da estrutura morfológica de uma imagem e através desses elementos podemos remontar a compreensão humana da observação da imagem. Contudo, todos esses elementos podem nos ajudar a ter uma dimensão da mensagem e a representatividade através dos sentidos que o ser humano possui.
Além dos elementos importantes na construção de uma imagem, apesar da existência de vários recursos dentro da construção de uma imagem, as cores podem ajudar entender o comportamento da imagem de acordo com o objetivo dela, ou seja, seu público, e a marca para quem as desenvolvemos. É importante salientar que o uso da imagem é essencial para passar nossas ideias e estar de acordo com o Briefing é essencial. Dentro dessa ideia, as cores podem remontar as emoções e de forma lúdica serem usadas nas mais diversas estratégias de venda, por exemplo.
A cor como representatividade da imagem
Marcas diversas usam as cores como principal representante de sua aparência, cores frias e cores quentes se unidas podem representar os mais variados usos podem significar grandes resultados. Considerando o uso dos elementos morfológicos da construção da imagem que você pode ver melhor aqui, considere usar a Linguagem Visual como um dos elementos importantes para o seu negócio. É com ele, que você poderá alcançar os objetivos de forma concreta e incisiva.
O recurso da Imagem é o que nos ajuda a construir uma Identidade Visual, de forma original, coerente e capaz de passar ponto a ponto do objetivo de planejamento de Marca para a sua empresa.
A Linguagem Visual quando bem aplicada pode obter excelentes resultados, portanto é necessário que a conheçamos de forma inteligente e faça o uso da mesma de forma equilibrada. Com o planejamento adequado se torna a melhor ferramenta que você pode utilizar em seu design.
O uso das Tendências de 2019 para a Linguagem Visual
Logos Flexíveis (Responsivo)
Os logotipos, servem não somente para representar uma marca no mercado. Mas, também como a porta de entrada de qualquer empresa. Os logos flexíveis tem sido usados não só pela sua capacidade de adaptação, como também pelas suas chances de obter sucesso à longo prazo. Os logos flexíveis são usados em qualquer tipo de design, para sites ou cards e até mesmo para outras finalidades.
Fonte: Davar Azarbeygui
Assimetria
É a composição de elementos de forma desigual, mas que cria uma coerência visual e textual, assim criando a atenção do público para a imagem em questão. Quando bem utilizada a assimetria pode mostrar um conteúdo original com estilo e personalidade.
Fonte: Freepik
Cores Vibrantes
O uso das cores na construção da imagem é inegável, como já fora explicado mais acima. O uso das cores vibrantes está na expressão das emoções humanas, é através da vibração das cores que podemos determinar e exprimir os sentimentos que está na mensagem simbólica que a mensagem comum, esse elemento assim como nos anteriores irá perdurar na lista de tendências por um bom tempo.
É importante tomar cuidado, pois o uso das cores vibrantes podem acarretar em desconforto visual e até tirar o objetivo inicial que a imagem expressa.
Fonte: Freepik
Fontes ousadas
A tipografia está, por muitas vezes, substituindo o uso de imagens na composição. O uso de fontes divertidas e irreverentes pode favorecer muito qualquer imagem e pode ajudar passar uma imagem totalmente positiva e confortável à visão.
Fonte: Icabsolutions
Fonte: RicoLins
Ilustração Vintage e Minimalismo
O minimalismo é um dos conceitos mais simples que existem e pode dar uma mensagem mais objetiva à imagem, se esse for o objetivo esta é a melhor opção para seu uso. Assim como as ilustrações vintage que podem ser excelentes para negócios de moda e design de interiores, por exemplo.
Fonte. Freepik
Fonte: ccplusmedia
Formas Geométricas
Se usadas corretamente podem dar ideia de logicismo ao contexto. Criando uma mensagem harmônica e compositiva, podendo passar a ideia de rapidez, modernidade e/ou inovação.
Fonte: Freepik
Sobreposição de elementos
É uma prática usada, onde os elementos podem ser dispostos da forma a ficar harmônico onde podemos sobrepor imagens, textos, linhas, formas geométricas e outros recursos visuais de forma a imagem ficar única.
Fonte: Freepik
Fonte: GtechdesignF
A Linguagem Visual é o recurso no qual podemos aproveitar de diversas formas sua objetividade e obter ótimos resultados em seu uso. Com ela podemos criar peças únicas e tirar proveito da emoção humana, assim exprimindo em peças únicas com as principais tendências.
Vale salientar que esta condição deve ser usada com sabedoria e que deve ser incluída sempre no planejamento. Portanto, a melhor forma para encontrar o uso perfeito da imagem é estudando onde os elementos serão aplicados e como eles serão usados, assim não haverão erros e os resultados serão surpreendentes.

Marketing Digital com resultados
Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.
Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.
Últimas notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial
