Blogs

Arapiraca poderá ter até dois senadores a partir de 2019

26/09/2018 20h08
26/09/2018 20h08
Arapiraca poderá ter até dois senadores a partir de 2019
Rodrigo, candidato ao Senado; Lúcia é suplente de Biu de Lira - Foto: Montagem: Já É Notícia
O resultado das eleições deste ano pode garantir não apenas um, mas dois senadores para Arapiraca. Rodrigo Cunha (PSDB) e Lúcia Cajueiro Teófilo (PSDB) podem ser protagonistas deste momento histórico para o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.

É que o município nunca elegeu um senador, apesar de já ter levado ao Congresso o saudoso João Lúcio da Silva (1914-1985) na condição de suplente na chapa de Arnon de Melo, em seu terceiro mandato, em 1978. Com a morte do titular, em 1983, João Lúcio foi efetivado no cargo e ficou conhecido como o primeiro senador arapiraquense.

Este ano, a cidade conta com a candidatura de Rodrigo Cunha, filho da saudosa deputada federal Ceci Santos Cunha. Se tiver êxito, como indica a pesquisa do Ibope, Cunha será o primeiro senador eleito de Arapiraca. Um fato que, por si só, já será marcante para o Agreste.

E pode ter mais um. É que Benedito de Lira (Progressistas) é candidato a reeleição e conta com a médica pediatra Lúcia Cajueiro Teófilo como sua primeira suplente. O senador Biu de Lira já disse, por onde faz campanha, que a primeira dama de Arapiraca terá voz e vez no Senado, ou seja, vai assumir o cargo por um período, caso ele vença as eleições em Outubro.

Então, se Cunha e Biu vencerem as eleições deste ano, e isso pode ocorrer por que são duas vagas para o Senado, Arapiraca terá dois senadores, mesmo que por um período curto, já que Lúcia Cajueiro estaria assumindo interinamente na ausência do titular.

Se a história for generosa com Arapiraca, os tucanos Rodrigo Cunha e Lúcia Cajueiro, esposa do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), estarão na alta Câmara do Congresso Nacional representando o município que atualmente nem mesmo tem um deputado federal.