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Como vender mais neste fim de ano com Marketing Digital
O final do ano está próximo e muitas pessoas começam a planejar suas festas e férias, enquanto as marcas planejam sua estratégia de negócios. Esse período é um dos grandes momentos para as empresas, porque representa um momento de aumentar vendas. E a presença dos dispositivos móveis na jornada de compra desempenha um papel importante na descoberta de produtos no fim de ano.
No Facebook e Instagram, os consumidores ficam cada vez mais ativos. O tempo gasto no Facebook aumenta no início de outubro e atinge seu pico na véspera de Ano Novo, o que se mostra uma ótima oportunidade para o seu negócio.
A partir disso, preparar sua estratégia com antecedência pode ajudar a sua marca a potencializar o sucesso nessa época. Preparado? Vamos começar!
Primeira etapa: comece a planejar o seu negócio para o fim do ano
O principal objetivo agora é buscar dados e informações e conhecer as ferramentas fundamentais para desenvolver uma campanha estratégica de fim de ano. Trazemos aqui alguns pontos para planejar a primeira etapa da sua divulgação nessa época. Veja na lista abaixo.
Planeje o seu orçamento
Separe os investimentos: ao desenvolver uma campanha, você deve atribuir um valor de orçamento específico e na época de final de ano há muitos eventos para investir e gerar retorno, como a Black Friday e o Natal. Segundo o Facebook, a agência de viagens argentina Viajobien.com decidiu aumentar o seu orçamento de mídia nessas datas para gerar reconhecimento de marca e, depois, reimpactar o público alcançado. O que rendeu um alcance maior de público-alvo em ofertas específicas.
Otimização: para ter total controle dos custos de conversão e atingir os resultados esperados use o leilão manual, colocando o máximo ou a média de custo por ação.
Audiência específica para cada objetivo de negócio: o ideal é ter grupos segmentados para cada anúncio e que eles não se misturem para otimizar o gasto de mídia.
Conheça o seu público
Identifique o seu público-alvo: nessa época é importante ter em mente o perfil das pessoas que estão mais propensas a conversão do seu produto para escolher a melhor maneira de se conectar com elas e, por fim, personalizar a mensagem do seu anúncio.
Aproveite dos nossos dados: na hora de segmentar o seu público-alvo vale dar uma olhada nas informações disponíveis que o Facebook divulga sobre as pessoas na plataforma, o que permite desenvolver mais estrategicamente a sua campanha.
O caminho da conversão: nessa altura do campeonato, você já deve ter implementado o Pixel do Facebook ou o Eventos do App para verificar a jornada de consumo em múltiplos dispositivos. Dessa forma, você poderá extrair esses dados para entender o comportamento do seu consumidor e potencial cliente e, com isso, adequar o seu plano de marketing. Imagine que uma pessoa pode descobrir o seu produto no smartphone, mas só realizar a compra no computador e se você deixar de impactar ela no dispositivo móvel pode perder uma conversão.
Testar, aprender e testar novamente: não há uma receita de bolo para campanhas. Por isso, testar ferramentas, recursos, criativos e até segmentações podem ser grandes aliados do sucesso, porque você compreenderá o que funciona melhor para sua marca e para seus consumidores.
Use as métricas ao seu favor
Invista em dispositivos móveis: Segundo o estudo da consultoria Accenture, 61% os brasileiros usaram o smartphone com mais frequência para procurar o que queriam do que em 2015 e 63% considera fácil comprar no dispositivo móvel. Esses dados mostram que há uma grande oportunidade de investir em campanhas para esses aparelhos para converter, mas não se esqueça de proporcionar uma boa experiência ao consumidor, desde o criativo até a compra.
Esteja preparado para impactar em todos os dispositivos e fazer remarketing: Anúncios dinâmicos permitem promover seus produtos para todas as pessoas e em todos os dispositivos. Para aproveitar a vantagem desse recurso, inclua o catálogo da sua empresa no Facebook, o que disponibilizará informações de quais produtos são mais vistos e colocados no carrinho na hora da compra. A Oppa utilizou Anúncios dinâmicos e conseguiu aumentar em 38% a sua receita e diminuiu 35% o investimento de mídia no Facebook.
A métrica que funciona para você
Parte de planejar uma campanha é decidir qual métrica será utilizada para medir resultados. Nesse momento, pense se o objetivo da divulgação é reconhecimento de marca, vendas em seu site ou aumento de visitas na sua loja física.
Segunda etapa: construa o momento antes do fim de ano
Aproveite esses meses que antecedem o fim do ano para aumentar a visibilidade da sua marca entre o público-alvo, conseguir mais informações que ajudem na sua estratégia e até testar criativos e ferramentas – como é mencionado na primeira etapa. Nessa segunda fase é essencial conhecer os seus objetivos, seu público e saber como impactá-lo. Para isso, lembre-se de alguns pontos importantes, como aumentar reconhecimento de marca e se aproximar de potenciais consumidores.
Gerar reconhecimento de marca
Considere estas dicas para chegar ao seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua empresa, produtos e serviços e, assim, fazer com que sua marca esteja na cabeça das pessoas quando elas pensarem em sua lista de presentes e compras no fim de ano.
Segmentação de audiência: a partir de dados demográficos e interesses, por exemplo, você poderá entender como a sua mensagem é recebida e o que funciona. Assim, será mais fácil adaptar criativos.
Formatos de anúncios: aposte em funcionalidades visuais para atrair mais atenção e ter melhores resultados. Considere realizar um Anúncio de vídeo, dinâmico e o Canvas para ter uma experiência única de marca e ao mesmo tempo mostrar produtos. Exemplo disso foi a cerveja Amstel que utilizou o formato de vídeo e Canvas para lançar o produto no Brasil. Com isso, a empresa aumentou 2,5x o seu volume de vendas e teve um crescimento de 13 pontos de reconhecimento de marca entre os impactados no Facebook e Instagram.
Estratégia criativa: o conteúdo do seu anúncio deve ser o mais criativo possível para que sua mensagem seja relevante.
Otimize campanhas: o recurso Alcance e Frequência pode ajudar a conseguir as métricas mais favoráveis para sua marca em nossos anúncios.
Métricas: depois de rodar a sua campanha, é importante analisar os resultados obtidos.
Impacte potenciais consumidores
Além de impactar a sua base de clientes, considere alcançar pessoas que tenham propensão de converter para ter um público-alvo maior nas datas especiais de fim de ano. A seguir, você verá algumas dicas de como falar com potenciais consumidores.
Segmentação de audiência: no Facebook, você pode criar uma base de segmentação similar a uma existente, que tenha interesses em comum e, assim, mais chance de conversão. Ao criar um público-alvo, você deve ter em mente o objetivo de negócio para escolher interesses que estejam alinhados para um gasto de mídia mais estratégico.
Formato de anúncios: novamente, os formatos visuais podem ser aliados da sua divulgação, já que eles mostram seus produtos de uma maneira mais atrativa. A marca de beleza quem disse, berenice? apostou em uma campanha de vídeo de empoderamento feminino para conquistar novas consumidoras. A estratégia rendeu 80% de novos e-mails cadastrados no site.
Explore a criatividade: para mostrar o valor da sua marca e os benefícios de seus produtos, crie uma narrativa relevante que demonstre isso.
Chamada para ação: escolha um botão que vai gerar a ação desejada pela sua marca, como ‘Compre agora’.
Resultados: análise o impacto das suas campanhas para determinar o desempenho da publicidade no seu negócio.
Terceira etapa: maximize suas vendas no fim de ano
Com todas as datas comemorativas no final do ano, os negócios focam em conversão e, assim, os anúncios no Facebook se tornam altamente promocionais. Esse é o momento de recompensa por todo o seu planejamento. Com as ferramentas adequadas, com a sua marca na cabeça dos consumidores e a uma base ampla de impactados, poderá realizar um remarketing mais assertivo com as pessoas que demonstraram interesse em seu produto.
Gerenciamento de vendas
O melhor custo-benefício de publicidade no fim de ano é concentrar a sua estratégia em pessoas que já conhecem a marca e podem converter.
Clientes em primeiro lugar: procure segmentar sua audiência entre pessoas que já realizaram uma ação no seu site ou aplicativos com Públicos personalizados.
Criatividade: certifique-se de exibir os produtos mais vendidos e as informações mais importantes para aumentar o interesse do público em sua marca. Para aumentar as conversões, realize ofertas com tempo limitado ou promoções específicas, como na Black Friday e Cyber Monday.
Otimização: escolha a opção "Otimizar para conversões" para gerar ações como compras.
Mais visitas, mais vendas
A cada ano, o comportamento de buscar produtos online e depois visitar a loja física tem ganhado força entre os consumidores. Por isso, não perca a chance de gerar vendas e tráfego para o seu negócio no fim de ano.
Divulgação nas imediações: utilize o recurso para impactar pessoas próximas da sua loja que permite mostrar produtos e ao mesmo tempo a sua localização.
Botão chamada para ação: torne mais fácil a experiência das pessoas no seu anúncio ao incluir botões como Ligue agora ou Como chegar.
Objetivo de negócio: invista em campanhas de conversão para gerar vendas ou visitas à sua loja. Assim, você aproveitará o anúncio para gerar tráfego.
Dados à disposição: relatórios finais seja de visitas nas lojas físicas ou conversões online com a API podem medir o impacto da sua campanha em seu negócio.
Quarta etapa: mantenha o relacionamento com os clientes depois do final do ano
Segundo a pesquisa Ipsos Holiday Survey, 63% dos entrevistados não pretendem reduzir seus gastos em janeiro de 2017, o que demonstra que o ritmo de compras continuará aquecido depois das festas de fim de ano. Então, não perca todo o seu trabalho conquistar e manter clientes do final do ano, aproveite para aproximar o seu relacionamento com eles no ano que começará.
Continue a trabalhar
Compradores recentes: crie campanhas com produtos similares aos adquiridos recentemente pelos seus clientes. Por exemplo, ofereça uma almofada àqueles que compraram um sofá nos últimos meses.
Segmentação: use a ferramenta de Públicos personalizados a partir de dados de consumidores de seu site, aplicativo ou lista de contatos para impactar esses compradores recentes.
Anúncio dinâmico é o seu melhor amigo: para promover automaticamente produtos complementares de seus compradores. Já que o recurso apresenta produtos similares ou novos a partir daqueles que foram adquiridos pelo seu público.
Embarque nesse carrossel: use o recurso para promover reconhecimento de marca e produtos para o seu público, porque você pode incluir de 3 a 5 imagens em um único anúncio.
De olho nas métricas: a nossa ferramenta Conversion Lift pode determinar quantas conversões foram geradas pela sua campanha e ajudar a compreender a jornada de consumo em múltiplos dispositivos.
Como pode ter visto o planejamento é a chave para o sucesso, mas também é importante ter uma estratégia de marketing que concentre os esforços para a utilização de recursos eficazes para que você obtenha sucesso nos negócios.
No Facebook e Instagram, os consumidores ficam cada vez mais ativos. O tempo gasto no Facebook aumenta no início de outubro e atinge seu pico na véspera de Ano Novo, o que se mostra uma ótima oportunidade para o seu negócio.
A partir disso, preparar sua estratégia com antecedência pode ajudar a sua marca a potencializar o sucesso nessa época. Preparado? Vamos começar!
Primeira etapa: comece a planejar o seu negócio para o fim do ano
O principal objetivo agora é buscar dados e informações e conhecer as ferramentas fundamentais para desenvolver uma campanha estratégica de fim de ano. Trazemos aqui alguns pontos para planejar a primeira etapa da sua divulgação nessa época. Veja na lista abaixo.
Planeje o seu orçamento
Separe os investimentos: ao desenvolver uma campanha, você deve atribuir um valor de orçamento específico e na época de final de ano há muitos eventos para investir e gerar retorno, como a Black Friday e o Natal. Segundo o Facebook, a agência de viagens argentina Viajobien.com decidiu aumentar o seu orçamento de mídia nessas datas para gerar reconhecimento de marca e, depois, reimpactar o público alcançado. O que rendeu um alcance maior de público-alvo em ofertas específicas.
Otimização: para ter total controle dos custos de conversão e atingir os resultados esperados use o leilão manual, colocando o máximo ou a média de custo por ação.
Audiência específica para cada objetivo de negócio: o ideal é ter grupos segmentados para cada anúncio e que eles não se misturem para otimizar o gasto de mídia.
Conheça o seu público
Identifique o seu público-alvo: nessa época é importante ter em mente o perfil das pessoas que estão mais propensas a conversão do seu produto para escolher a melhor maneira de se conectar com elas e, por fim, personalizar a mensagem do seu anúncio.
Aproveite dos nossos dados: na hora de segmentar o seu público-alvo vale dar uma olhada nas informações disponíveis que o Facebook divulga sobre as pessoas na plataforma, o que permite desenvolver mais estrategicamente a sua campanha.
O caminho da conversão: nessa altura do campeonato, você já deve ter implementado o Pixel do Facebook ou o Eventos do App para verificar a jornada de consumo em múltiplos dispositivos. Dessa forma, você poderá extrair esses dados para entender o comportamento do seu consumidor e potencial cliente e, com isso, adequar o seu plano de marketing. Imagine que uma pessoa pode descobrir o seu produto no smartphone, mas só realizar a compra no computador e se você deixar de impactar ela no dispositivo móvel pode perder uma conversão.
Testar, aprender e testar novamente: não há uma receita de bolo para campanhas. Por isso, testar ferramentas, recursos, criativos e até segmentações podem ser grandes aliados do sucesso, porque você compreenderá o que funciona melhor para sua marca e para seus consumidores.
Use as métricas ao seu favor
Invista em dispositivos móveis: Segundo o estudo da consultoria Accenture, 61% os brasileiros usaram o smartphone com mais frequência para procurar o que queriam do que em 2015 e 63% considera fácil comprar no dispositivo móvel. Esses dados mostram que há uma grande oportunidade de investir em campanhas para esses aparelhos para converter, mas não se esqueça de proporcionar uma boa experiência ao consumidor, desde o criativo até a compra.
Esteja preparado para impactar em todos os dispositivos e fazer remarketing: Anúncios dinâmicos permitem promover seus produtos para todas as pessoas e em todos os dispositivos. Para aproveitar a vantagem desse recurso, inclua o catálogo da sua empresa no Facebook, o que disponibilizará informações de quais produtos são mais vistos e colocados no carrinho na hora da compra. A Oppa utilizou Anúncios dinâmicos e conseguiu aumentar em 38% a sua receita e diminuiu 35% o investimento de mídia no Facebook.
A métrica que funciona para você
Parte de planejar uma campanha é decidir qual métrica será utilizada para medir resultados. Nesse momento, pense se o objetivo da divulgação é reconhecimento de marca, vendas em seu site ou aumento de visitas na sua loja física.
Segunda etapa: construa o momento antes do fim de ano
Aproveite esses meses que antecedem o fim do ano para aumentar a visibilidade da sua marca entre o público-alvo, conseguir mais informações que ajudem na sua estratégia e até testar criativos e ferramentas – como é mencionado na primeira etapa. Nessa segunda fase é essencial conhecer os seus objetivos, seu público e saber como impactá-lo. Para isso, lembre-se de alguns pontos importantes, como aumentar reconhecimento de marca e se aproximar de potenciais consumidores.
Gerar reconhecimento de marca
Considere estas dicas para chegar ao seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua empresa, produtos e serviços e, assim, fazer com que sua marca esteja na cabeça das pessoas quando elas pensarem em sua lista de presentes e compras no fim de ano.
Segmentação de audiência: a partir de dados demográficos e interesses, por exemplo, você poderá entender como a sua mensagem é recebida e o que funciona. Assim, será mais fácil adaptar criativos.
Formatos de anúncios: aposte em funcionalidades visuais para atrair mais atenção e ter melhores resultados. Considere realizar um Anúncio de vídeo, dinâmico e o Canvas para ter uma experiência única de marca e ao mesmo tempo mostrar produtos. Exemplo disso foi a cerveja Amstel que utilizou o formato de vídeo e Canvas para lançar o produto no Brasil. Com isso, a empresa aumentou 2,5x o seu volume de vendas e teve um crescimento de 13 pontos de reconhecimento de marca entre os impactados no Facebook e Instagram.
Estratégia criativa: o conteúdo do seu anúncio deve ser o mais criativo possível para que sua mensagem seja relevante.
Otimize campanhas: o recurso Alcance e Frequência pode ajudar a conseguir as métricas mais favoráveis para sua marca em nossos anúncios.
Métricas: depois de rodar a sua campanha, é importante analisar os resultados obtidos.
Impacte potenciais consumidores
Além de impactar a sua base de clientes, considere alcançar pessoas que tenham propensão de converter para ter um público-alvo maior nas datas especiais de fim de ano. A seguir, você verá algumas dicas de como falar com potenciais consumidores.
Segmentação de audiência: no Facebook, você pode criar uma base de segmentação similar a uma existente, que tenha interesses em comum e, assim, mais chance de conversão. Ao criar um público-alvo, você deve ter em mente o objetivo de negócio para escolher interesses que estejam alinhados para um gasto de mídia mais estratégico.
Formato de anúncios: novamente, os formatos visuais podem ser aliados da sua divulgação, já que eles mostram seus produtos de uma maneira mais atrativa. A marca de beleza quem disse, berenice? apostou em uma campanha de vídeo de empoderamento feminino para conquistar novas consumidoras. A estratégia rendeu 80% de novos e-mails cadastrados no site.
Explore a criatividade: para mostrar o valor da sua marca e os benefícios de seus produtos, crie uma narrativa relevante que demonstre isso.
Chamada para ação: escolha um botão que vai gerar a ação desejada pela sua marca, como ‘Compre agora’.
Resultados: análise o impacto das suas campanhas para determinar o desempenho da publicidade no seu negócio.
Terceira etapa: maximize suas vendas no fim de ano
Com todas as datas comemorativas no final do ano, os negócios focam em conversão e, assim, os anúncios no Facebook se tornam altamente promocionais. Esse é o momento de recompensa por todo o seu planejamento. Com as ferramentas adequadas, com a sua marca na cabeça dos consumidores e a uma base ampla de impactados, poderá realizar um remarketing mais assertivo com as pessoas que demonstraram interesse em seu produto.
Gerenciamento de vendas
O melhor custo-benefício de publicidade no fim de ano é concentrar a sua estratégia em pessoas que já conhecem a marca e podem converter.
Clientes em primeiro lugar: procure segmentar sua audiência entre pessoas que já realizaram uma ação no seu site ou aplicativos com Públicos personalizados.
Criatividade: certifique-se de exibir os produtos mais vendidos e as informações mais importantes para aumentar o interesse do público em sua marca. Para aumentar as conversões, realize ofertas com tempo limitado ou promoções específicas, como na Black Friday e Cyber Monday.
Otimização: escolha a opção "Otimizar para conversões" para gerar ações como compras.
Mais visitas, mais vendas
A cada ano, o comportamento de buscar produtos online e depois visitar a loja física tem ganhado força entre os consumidores. Por isso, não perca a chance de gerar vendas e tráfego para o seu negócio no fim de ano.
Divulgação nas imediações: utilize o recurso para impactar pessoas próximas da sua loja que permite mostrar produtos e ao mesmo tempo a sua localização.
Botão chamada para ação: torne mais fácil a experiência das pessoas no seu anúncio ao incluir botões como Ligue agora ou Como chegar.
Objetivo de negócio: invista em campanhas de conversão para gerar vendas ou visitas à sua loja. Assim, você aproveitará o anúncio para gerar tráfego.
Dados à disposição: relatórios finais seja de visitas nas lojas físicas ou conversões online com a API podem medir o impacto da sua campanha em seu negócio.
Quarta etapa: mantenha o relacionamento com os clientes depois do final do ano
Segundo a pesquisa Ipsos Holiday Survey, 63% dos entrevistados não pretendem reduzir seus gastos em janeiro de 2017, o que demonstra que o ritmo de compras continuará aquecido depois das festas de fim de ano. Então, não perca todo o seu trabalho conquistar e manter clientes do final do ano, aproveite para aproximar o seu relacionamento com eles no ano que começará.
Continue a trabalhar
Compradores recentes: crie campanhas com produtos similares aos adquiridos recentemente pelos seus clientes. Por exemplo, ofereça uma almofada àqueles que compraram um sofá nos últimos meses.
Segmentação: use a ferramenta de Públicos personalizados a partir de dados de consumidores de seu site, aplicativo ou lista de contatos para impactar esses compradores recentes.
Anúncio dinâmico é o seu melhor amigo: para promover automaticamente produtos complementares de seus compradores. Já que o recurso apresenta produtos similares ou novos a partir daqueles que foram adquiridos pelo seu público.
Embarque nesse carrossel: use o recurso para promover reconhecimento de marca e produtos para o seu público, porque você pode incluir de 3 a 5 imagens em um único anúncio.
De olho nas métricas: a nossa ferramenta Conversion Lift pode determinar quantas conversões foram geradas pela sua campanha e ajudar a compreender a jornada de consumo em múltiplos dispositivos.
Como pode ter visto o planejamento é a chave para o sucesso, mas também é importante ter uma estratégia de marketing que concentre os esforços para a utilização de recursos eficazes para que você obtenha sucesso nos negócios.
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Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.
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