Blogs
'Treinar ou não treinar a sua equipe, eis a questão'
Um grande dilema rodeia as empresas de uma forma geral, ter uma equipe treinada, beneficiará a concorrência? Essa pergunta é recorrente nas mais diferentes esferas corporativas, principalmente no mundo globalizado onde não vendemos apenas produtos, vendemos também prestação de serviços.
Uma equipe bem treinada e especializada no que faz é muto importante, para o diferencial competitivo no mercado, desta feita empresas investem em cursos, treinamentos e capacitações, especialmente para o seu corpo de vendas, ou seja, a sua tropa de choque, a linha de frente de qualquer empresa, consequentemente é o setor que mais acaba aparecendo e com isso também atrai os olhos da concorrência.
Vemos cada vez mais no mundo dos negócios, seminários corporativos, eventos de feiras, ciclos de palestras e rodadas de negócios, para representar as empresas nesses diferentes processos e eventos, é necessário ter profissionais preparados para enfrentar as mais diferentes situações não deixando brechas para falhas e situações que venham a macular a imagem da companhia. A solução é ter uma equipe coesa e bem treinada, que tenham um preparo técnico-profissional, além de grande capacidade emocional e boa articulação, fatores estes primordiais para um profissional de vendas.
Grande parte das empresas investem pesado nessas capacitações de suas equipes, para poder atender melhor a sua clientela, pois entendem que esta é a melhor maneira de se distinguir no mercado. Mas todo esse investimento pode estar sendo utilizado de maneira inversa, pois pode está servindo de atração para a concorrência, afinal com a velocidade das informações, as grandes empresas procuram cada vez mais profissionais já prontos, uma vez que treinar custa dinheiro e tempo. Logo os profissionais bem preparados e capacitados são moedas valiosas no mercado e bastante procurados pelas grandes companhias.
Então o que fazer? Treinar ou não treinar a equipe? Vou perder tempo, dinheiro e o meu melhor profissional? Sei que estas indagações são recorrentes, mas não devem ser desesperadoras, as empresas devem realmente treinar as suas equipes, pois o bom profissional, não é somente o que vende, mais o que melhor realiza o ciclo da venda, desde o fechamento, a observância da inadimplência de sua carteira, a entrega da mercadoria, a satisfação do cliente com atendimento e o principal o momento da reposição do novo pedido, se este profissional é preocupado com todos estes requisitos, ele é completo e, se isso tudo for aliado ao conhecimento técnico e a qualificação profissional ele é perfeito, para atuar em qualquer empresa.
Mas o que fazer então? As empresas além de investirem em suas equipes, deve enxergá-los como seres humanos e não somente como números, visualizá-los como parte integrante do processo da empresa e quão são importantes para a sobrevivência da companhia. Proporcionar um ambiente saudável e amistoso, pois pesquisas apontam que a maioria dos profissionais preferem trabalhar em lugares que paguem menos e que se sintam bem, ao invés de lugares que paguem mais, mas que não tenha um ambiente legal.
O segredo é ter um bom lugar, valorização do profissional, respeito e confiança, além de enfatizar as diretrizes da empresa, especialmente as que tem valores de sustentabilidade e de respeito ao próximo. Pode ter certeza se assim forem feitos, será muito difícil você perder os seus bons profissionais. Fica a dica.
Uma equipe bem treinada e especializada no que faz é muto importante, para o diferencial competitivo no mercado, desta feita empresas investem em cursos, treinamentos e capacitações, especialmente para o seu corpo de vendas, ou seja, a sua tropa de choque, a linha de frente de qualquer empresa, consequentemente é o setor que mais acaba aparecendo e com isso também atrai os olhos da concorrência.
Vemos cada vez mais no mundo dos negócios, seminários corporativos, eventos de feiras, ciclos de palestras e rodadas de negócios, para representar as empresas nesses diferentes processos e eventos, é necessário ter profissionais preparados para enfrentar as mais diferentes situações não deixando brechas para falhas e situações que venham a macular a imagem da companhia. A solução é ter uma equipe coesa e bem treinada, que tenham um preparo técnico-profissional, além de grande capacidade emocional e boa articulação, fatores estes primordiais para um profissional de vendas.
Grande parte das empresas investem pesado nessas capacitações de suas equipes, para poder atender melhor a sua clientela, pois entendem que esta é a melhor maneira de se distinguir no mercado. Mas todo esse investimento pode estar sendo utilizado de maneira inversa, pois pode está servindo de atração para a concorrência, afinal com a velocidade das informações, as grandes empresas procuram cada vez mais profissionais já prontos, uma vez que treinar custa dinheiro e tempo. Logo os profissionais bem preparados e capacitados são moedas valiosas no mercado e bastante procurados pelas grandes companhias.
Então o que fazer? Treinar ou não treinar a equipe? Vou perder tempo, dinheiro e o meu melhor profissional? Sei que estas indagações são recorrentes, mas não devem ser desesperadoras, as empresas devem realmente treinar as suas equipes, pois o bom profissional, não é somente o que vende, mais o que melhor realiza o ciclo da venda, desde o fechamento, a observância da inadimplência de sua carteira, a entrega da mercadoria, a satisfação do cliente com atendimento e o principal o momento da reposição do novo pedido, se este profissional é preocupado com todos estes requisitos, ele é completo e, se isso tudo for aliado ao conhecimento técnico e a qualificação profissional ele é perfeito, para atuar em qualquer empresa.
Mas o que fazer então? As empresas além de investirem em suas equipes, deve enxergá-los como seres humanos e não somente como números, visualizá-los como parte integrante do processo da empresa e quão são importantes para a sobrevivência da companhia. Proporcionar um ambiente saudável e amistoso, pois pesquisas apontam que a maioria dos profissionais preferem trabalhar em lugares que paguem menos e que se sintam bem, ao invés de lugares que paguem mais, mas que não tenha um ambiente legal.
O segredo é ter um bom lugar, valorização do profissional, respeito e confiança, além de enfatizar as diretrizes da empresa, especialmente as que tem valores de sustentabilidade e de respeito ao próximo. Pode ter certeza se assim forem feitos, será muito difícil você perder os seus bons profissionais. Fica a dica.
Hermes Carvalho
Hermes Carvalho Oliveira, arapirquense, Bacharel em Direito, Marketólogo e estudioso em situações de mercado e marketing, foco em marketing politico e eleitoral.
Atua no mercado como consultor na área comercial e marketing de varejo.
Acredito na formação intelectual como transformação da humanidade, sob a ótica da missão, valores e visão.
Últimas notícias
Polícia
Polícia Militar flagra tráfico de drogas e recupera três veículos, em Alagoas
Polícia
Justiça determina prisão de vereador por homicídio, no interior de Alagoas
Polícia
Suspeito de tentar matar ex-mulher a tiros na frente dos filhos é preso, em Alagoas
Polícia
Solidariedade: Policial civil protege vidas de gestante e bebê
Esporte