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“O Poder da Mídia, a Força do Marketing e a criação do Jihad no Brasil”

08/11/2014 10h10
08/11/2014 10h10
“O Poder da Mídia, a Força do Marketing e a criação do Jihad no Brasil”
O poder da mídia no Brasil sempre foi bastante forte e, com ela a criação de esteriótipos marcantes, a grande máquina na fabricação de Mídias em nosso País, é sem sombra de dúvidas a Rede Globo de Televisão.

E por falar em esteriótipos criados pela Globo tem a figura de uma Nação chamada Nordeste brasileiro, onde possuí idioma próprio o “nordestinês”, onde esta Nação foi amplamente difundida para o Brasil, nas telenovelas da emissora, é bem verdade que as belezas naturais eram amplamente divulgadas com cenários paradisíacos, mas o povo dessa nação era sofrida, pobre, ignorante, marcada pela violência e desmandos dos mais ricos e de seus políticos. Aliás o território é tão amplo que se inclui o norte do Brasil também, sendo assim, nessa região só tem florestas e silvícolas e todos aqueles que estão do lado de cá, são chamados de nortistas.

Infelizmente essa é a imagem que o resto do Brasil tem do norte e nordeste, por dois motivos, pela ignorância dos chamados sulistas e por este esteriótipo criado, este estigma que acompanha os nordestinos vem de longa data, afinal a principal fonte de exportação é mão de obra, desqualificada e muito apreciada na construção civil de São Paulo, a capital financeira do País. Essa é a comprovação do poder da mídia, que é capaz de transformar uma região do mesmo país em uma nação de miseráveis, ignorantes, vivendo num paraíso contrastando com o sofrimento da seca.

Mas para desmistificar esse poder, vem a força do marketing, que foi inteligentemente usada pelos profissionais de marketing nessa última campanha eleitoral para presidente, onde de forma competente e muito perspicaz, soube explorar e desfazer o esteriótipo criado pela Rede Globo ao longo de anos, pois a equipe de marketing da presidenta Dilma (PT), mostrou um nordeste que cresce, que tem uma economia importante para o Brasil, onde os miseráveis de outrora, agora estão na classe média, tem casas de alvenaria e não mais de taipa, tem carro, escola, universidades, viaja de avião e etc. se forem observados toda a campanha especialmente no segundo turno, foi voltado ao nordeste, ou seja, foi uma estratégia muito inteligente e sagaz. Por outro lado criou-se um esteriótipo de que o candidato Aécio Neves (PSDB), era o representante das elites, dos intelectuais e dos artistas, figura esta premeditadamente provocada pelos profissionais de marketing do PT.

A consequência dessas estratégias, foi a divisão do Brasil, de uma lado os ricos e privilegiados sulistas e de outro os ex miseráveis e a agora emergentes nortistas, gerando um Jihad no território Nacional. Numa tentativa de se ofuscar uma campanha de marketing bem planejada e inteligente a mídia sulista, afirma que o nordeste foi o grande responsável, pela vitória de Dilma, pois aqui no nordeste existe uma nação dependente dos programas assistencialistas do Governo Federal, onde todas as conquistas e melhorias encontradas no lado de cá, foram desconsideradas, mas são reais e mudaram realmente o padrão estigmatizado pela grande mídia ao longo dos anos.

O ódio e o preconceito gerados pelos sulistas, com relação aos nordestinos, com certeza é provocada pela grande mídia nacional, pois propositalmente esquece-se de falar que a Presidenta Dilma venceu em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país e além de ser a terra natal e berço político de Aécio Neves, perdeu no Rio de Janeiro o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, mas o grande responsável pela vitória de Dilma e a não mudança de Aécio é culpa dos miseráveis do nordeste, que sofrem com a seca, com a pobreza e a ignorância, onde dependem exclusivamente do Bolsa Família para sobreviverem, pois é, será que o nordeste é tão ruim assim? Será que dependemos e somos carregados pelo sul do país? Tenho certeza que não, pois a nossa economia é estável e somos a região que mais cresce no Brasil, por que será?

Estamos tão bem, que conseguimos a deserção de dois importantes Estados dos sulistas, Minas Gerais, o mais nordestinos de todos, pois a sua população tem características caipiras, sofrem com a seca também e está bem próxima da região nordeste, outro desertor é o Rio de Janeiro, talvez por possuir belas praias, ser visitados por milhares de turistas e ser cercado de favelas, e por pessoas miseráveis, ignorantes e sem oportunidades, vítimas de uma violência desenfreada.ou esses problemas são exclusivos do nordeste?

Na verdade não existe divisão no Brasil, o que existiu foi a Democracia que foi exercida entre todos, os ricos e os pobres, que votaram em ambos os candidatos.

Mas se forem colocar um muro para nos separar, por favor cloquem do lado de cá, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pois esses Estados tem vontade de serem nordestinos também e, por conseguinte ter acesso ao desenvolvimento de seu povo.


 

Hermes Carvalho

Hermes Carvalho Oliveira, arapirquense, Bacharel em Direito, Marketólogo e estudioso em situações de mercado e marketing, foco em marketing politico e eleitoral.
Atua no mercado como consultor na área comercial e marketing de varejo.
Acredito na formação intelectual como transformação da humanidade, sob a ótica da missão, valores e visão.

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