Candidato a presidência, Zema ironiza ação do MPE após entrar com celular na cabine de votação

Por Redação 04/10/2026 17h05
Por Redação 04/10/2026 17h05
Candidato a presidência, Zema ironiza ação do MPE após entrar com celular na cabine de votação
Zema levou celular pra dentro da cabine - Foto: Caio Ranieri/TV Integração

O candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) reagiu à ação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) após ele ser flagrado com um celular dentro da cabine de votação. O caso ocorreu em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

Nas redes sociais, Zema criticou e ironizou a iniciativa do Ministério Público Eleitoral. Em uma publicação, o candidato fez referência à chamada “Colinha Virtual” e questionou a abertura da ação relacionada ao uso do aparelho durante a votação.

“Engraçado. O TSE cria uma ferramenta chamada 'Colinha Virtual', a gente usa e o MPE ajuíza uma ação CRIMINAL contra mim porque usei o celular. Mas se eu tivesse roubado um celular e falasse que era pra comprar uma cervejinha estaria tudo bem. Mais um dia de Brasil”, escreveu Zema.

Mais cedo, o ex-governador de Minas Gerais confirmou que entrou com o celular na cabine de votação, mas afirmou que não fotografou a urna nem realizou qualquer gravação durante o voto. Segundo Zema, ele costuma permanecer com o aparelho durante todo o dia e alegou que ninguém o orientou a deixá-lo com os mesários antes de entrar na cabine.