Frei Gilson é denunciado ao Ministério Público por falas sobre mulheres e homossexuais

Por Redação com agências 06/05/2026 15h03
Por Redação com agências 06/05/2026 15h03
Frei Gilson é denunciado ao Ministério Público por falas sobre mulheres e homossexuais
Frei Gilson denunciado - Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo recebeu uma denúncia contra Frei Gilson com acusações de falas “discriminatórias contra pessoas LGBT+ e mulheres”.

A acusação foi apresentada pelo jornalista Brendo Silva, ex-seminarista e autor do livro A Vida Secreta dos Padres Gays.

O documento apresentado ao órgão reúne vídeos em que o religioso usa o termo "homossexualismo",considerado ofensivo porque o sufixo “ismo” costuma ser usado em doenças.

Brendo também afirma que o Frei teria classificado esse tipo de comportamento como "desordem" e "depravação grave".

Um trecho de um dos vídeos anexados na denúncia mostra o religioso falando de maneira direta sobre a postura oficial da Igreja Católica acerca do tema:

“Se a tua igreja está falando que não pode homem com homem, não pode e acabou”

Além disso, a denúncia faz referência a um vídeo no qual Frei Gilson fala que a mulher tem um papel auxiliar ao homem.

Segundo Brendo, esses posicionamentos seriam considerados discriminatórios e “ultrapassados”.


Frei Gilson não está respondendo criminalmente

Até o momento, a denúncia é considerada apenas uma representação em análise, ou seja, o MP‑SP ainda não se manifestou sobre qual providência será adotada.

Isso significa que o religioso ainda não é alvo de nenhuma condenação ou ação penal por enquanto.

O Ministério Público ainda analisa o caso para decidir se abre um procedimento investigativo formal com o Gecradi, grupo focado em reprimir delitos de intolerância.

Até o momento, a defesa do Frei não se pronunciou sobre o caso.