Reitor atribui à gestão de Renan Filho legado que transformou a Uneal

Por Assessoria 04/05/2026 15h03
Por Assessoria 04/05/2026 15h03
Reitor atribui à gestão de Renan Filho legado que transformou a Uneal
Reitor atribui à gestão de Renan Filho legado que transformou a Uneal - Foto: Assessoria



Os avanços estruturais e acadêmicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foram atribuídos pelo reitor Odilon Máximo ao legado das gestões do senador e pré-candidato ao governo, Renan Filho (MDB), e do governador Paulo Dantas (MDB). A declaração foi feita nesta segunda-feira (4), durante a posse de 127 novos professores da instituição, em Arapiraca.

“Estamos ao lado de um time que tem muito compromisso com a universidade. Os governadores Paulo Dantas e Renan Filho sempre estiveram do lado da instituição, e isso transforma a Uneal”, afirmou o reitor.

A solenidade, que contou com a presença das duas lideranças políticas, também marcou a entrega da requalificação da sede da reitoria da universidade e reuniu autoridades políticas, acadêmicas e representantes da sociedade civil.

Durante entrevista coletiva, Odilon Máximo reforçou que a atuação de Renan Filho foi determinante para a transformação da Uneal, citando investimentos que ampliaram a estrutura física, fortaleceram o quadro docente e expandiram a presença da universidade no interior do estado.

Ao comparar o cenário atual com gestões anteriores, o reitor destacou a mudança no nível de estrutura da instituição. “A gente não tinha uma estrutura que a gente tem hoje”, afirmou, ao mencionar o período anterior às gestões mais recentes.

Entre os avanços apontados estão a ampliação do acesso de estudantes indígenas e quilombolas, o crescimento do número de cursos e a melhoria na qualidade do ensino ofertado.

Também durante coletiva de imprensa, Renan Filho relembrou medidas estruturantes adotadas durante sua gestão como governador de Alagoas, especialmente voltadas à valorização dos profissionais da universidade.

“Alteramos o plano de cargos e salários da Uneal, melhoramos a remuneração e instituímos a dedicação exclusiva, permitindo que os professores se qualifiquem mais, com mestrado e doutorado”, pontuou Renan Filho.

Já o governador Paulo Dantas destacou a continuidade dos investimentos e anunciou novas ações para a instituição.

“Estamos nomeando 127 professores e vamos realizar um novo concurso com mais de 100 vagas para a área administrativa. É o maior conjunto de investimentos já feito na universidade”, afirmou.