Tentativa de execução em pousada na Pajuçara termina com três presos e arma apreendida
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) informa que uma tentativa de homicídio, registrada na madrugada de quarta-feira, 29, em uma pousada no bairro da Pajuçara, em Maceió, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de um veículo roubado com placa adulterada e de um falso mandado de prisão utilizado pelos autores. A resposta policial foi conduzida pelo Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM) e pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com prisões realizadas poucas horas depois do crime.
"Os indivíduos chegaram armados, se identificando como policiais civis, mostrando um mandado de prisão que não existe, um mandado de prisão falso, com a foto do alvo, da vítima", afirmou a delegada coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Tacyane Ribeiro.
A vítima, identificada como “Acerola”, de 21 anos, estava armada e revidou os disparos. Segundo a delegada, ele "se escondeu ali dentro do quarto e aí os criminosos acabaram saindo da pousada e fugindo." Ninguém ficou ferido além da vítima, que sobreviveu ao ataque.
Atuação policial
O Batalhão de ROTAM foi acionado imediatamente após o registro da ocorrência. "A ROTAM recebeu a informação de uma troca de tiros dentro da pousada e, logo em seguida, as guarnições deslocaram para lá", disse o comandante da unidade, major Helquias Pereira.
No local, a equipe identificou que o celular funcional da pousada havia sido roubado durante a ação criminosa. Por meio do rastreamento em tempo real do aparelho, as equipes localizaram o veículo utilizado pelos autores, uma VW Saveiro preta com registro de roubo e placa adulterada, no bairro de Santa Amélia. Dois ocupantes foram abordados. Um deles tentou fugir a pé e foi capturado nas proximidades de uma área de mata.
"As guarnições conseguiram a identificação e a localização dos indivíduos que estavam no veículo roubado", destacou o policial. Durante a abordagem, os suspeitos confirmaram participação no crime. Um deles confessou que sua função era conduzir o veículo.
A vítima, localizada ainda na pousada em posse de um revólver calibre 38 com numeração raspada, também foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito.
Investigação
As apurações, sob responsabilidade da DHPP, revelaram o contexto do crime. “Acerola” saiu do sistema prisional em novembro do ano passado e, segundo as investigações, havia sido condenado à morte pela própria facção da qual fazia parte, após uma ruptura interna.
"Pelas informações que obtivemos, ele teria tido uma divergência com a facção que integrava e, por conta disso, o grupo teria decretado a morte dele", explicou Major Pereira, que continuou: "A informação que chegou pra gente é que ele foi sentenciado ou "decretado", como as facções denominam, à morte. Essa já foi a terceira situação que tentaram matá-lo."
A delegada traçou ainda o histórico criminal da vítima: "quando adolescente, Acerola foi apreendido por ato infracional análogo à homicídio, tráfico e roubo, chegando a fugir de unidade de internação. Já adulto, foi preso por tráfico e porte ilegal de arma. Tinha vindo do estado de Sergipe e estava há dois dias hospedado na pousada sem sair, ciente de que era alvo da facção.
Autuações
Os dois autores presos foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio. A adulteração da placa do veículo deverá resultar em indiciamento adicional, com solicitação de perícia. A vítima foi autuada por porte ilegal de arma de uso restrito. A delegada Tacyane Ribeiro informou que os dois autores capturados não possuíam antecedentes criminais e que o posicionamento do Judiciário será definido nas audiências de custódia.
Dois outros envolvidos, que fugiram a pé levando as armas usadas na ação, seguem sendo identificados pela Polícia Civil.
Últimas Notícias
Em pronunciamento na TV, Lula defende fim da escala 6x1 e anuncia novo programa de renegociação de dívidas
Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas doa itens para a campanha Aquecendo Vidas
Ataques de cães causam suspensão de aulas presenciais na Faculdade de Direito da Ufal, em Maceió
Tentativa de execução em pousada na Pajuçara termina com três presos e arma apreendida
Secom lança o Plural, programa que fortalece a comunicação comunitária
Vídeos mais vistos
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Lançamento da 2ª edição do livro sobre os 100 anos de Arapiraca

