Período chuvoso começa em Maceió e segue até agosto com previsão dentro da média

Por Redação com agências 15/04/2026 14h02
Por Redação com agências 15/04/2026 14h02
Período chuvoso começa em Maceió e segue até agosto com previsão dentro da média
Previsão do tempo em Alagoas - Foto: Assessoria



O período chuvoso em Maceió teve início nesta quarta-feira (15) e deve se estender até a segunda quinzena de agosto. Segundo o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC), a previsão climática para 2026 aponta influência do El Niño, com volumes de chuva dentro da média histórica.

A estimativa anual é de 1.808 milímetros de precipitação. Até agora, já foram registrados 312 mm, o que representa cerca de 17% do total previsto. Apenas no mês de abril, a média esperada é de 194 mm, mas a capital alagoana já acumula 105 mm, equivalente a 54% desse volume.

Mesmo com a previsão dentro da normalidade, a Defesa Civil chama atenção para a possibilidade de ocorrências mais intensas em curtos intervalos de tempo. De acordo com o meteorologista e coordenador do CIMADEC, Hugo Carvalho, podem ser registradas pancadas de chuva fortes e concentradas.

A população pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil em casos de risco, como chuvas intensas e alagamentos. O serviço está disponível por SMS, WhatsApp e Telegram.

Para receber notificações por SMS, é necessário enviar o CEP para o número 40199. Já pelo WhatsApp, o cadastro pode ser feito através do número (61) 2034-4611, com auxílio de um assistente virtual. No Telegram, basta procurar o canal da Defesa Civil Nacional e ativar as notificações conforme as orientações da plataforma.