IML de Arapiraca receberá investimentos em infraestrutura e tecnologia para modernização dos serviços
O Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca passará por uma importante modernização em sua estrutura física e tecnológica. A reestruturação foi confirmada nessa quarta-feira (08), pelo perito-geral da Polícia Científica de Alagoas Kleber Santana, durante uma visita técnica à unidade do Agreste para vistoriar o andamento de obras estratégicas, com destaque para a construção da sala que abrigará o moderno equipamento de Flat Scan.
Recepcionado pelo chefe da unidade, o médico-legista Silvio Nunes, o perito-geral detalhou que a chegada do Flat Scan representa um salto de qualidade na medicina legal da região. O equipamento é um scanner corporal de alta tecnologia que permite realizar radiografias digitais de corpo inteiro em poucos segundos.
“O Flat Scan é fundamental para dar agilidade e precisão aos trabalhos das equipes plantonistas. Ele permite localizar projéteis, fraturas e objetos estranhos sem a necessidade inicial de procedimentos invasivos, otimizando o tempo da necropsia e garantindo laudos mais detalhados”, explicou Kleber Santana.
Além da sala do scanner, a visita contemplou a área onde será construída a nova sala de necropsia especial, destinada exclusivamente ao atendimento de corpos em estado avançado de decomposição. A medida visa oferecer melhores condições de higiene e segurança biológica para médicos e técnicos forenses.
Para suportar o novo parque tecnológico, a Polícia Científica também deu início ao projeto de recuperação da rede elétrica do prédio. Diante do aumento de consumo previsto pelos novos equipamentos, o projeto inclui a instalação de uma subestação própria no IML de Arapiraca.
“A modernização não ocorre apenas nos aparelhos, mas na base que os sustenta. A subestação garantirá a funcionalidade plena do órgão, evitando sobrecargas e protegendo os investimentos feitos em tecnologia de ponta”, destacou o perito-geral.
Parceria com a Seris
Outra intervenção importante é a construção de uma sala de custódia para presos que necessitam realizar exames cautelares de lesão corporal. O novo espaço garantirá o isolamento necessário, a segurança dos servidores e a dignidade no atendimento durante o fluxo de entrada e saída de custodiados.
A obra será realizada em parceria com a Casa de Custódia, vizinha ao IML. O acordo foi firmado após encontro com o secretário executivo de gestão penitenciária e policial penal Carlos Voss, da Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Alinhamento Administrativo
A agenda contou ainda com uma reunião administrativa para tratar de demandas operacionais e fluxos de trabalho da unidade. Participaram do encontro a superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, Sandra Arcanjo; a supervisora executiva de Valorização de Pessoas, Célia Arcanjo; a gerente executiva administrativa, Adrielly Guilherme; e o assessor técnico de frota, Andrey Augusto.
Últimas Notícias
Projeto sobre atendimento a pessoas com autismo avança na Assembleia e pode ampliar acesso à saúde em Alagoas
Renan será relator de PL que destina recursos do pré-sal a dívidas rurais
Homem é flagrado urinando em área de acesso restrito em CISP de cidade alagoana
VÍDEO: Luis Roberto aparece pela 1ª vez após afastamento da Globo por doença
Local de parto da esposa de Guilherme Lopes vira arma política e aliados apontam tentativa de desgastar pré-candidatura à deputado estadual
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba
Campanha 'Eu sou queridinho'
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas

