Roda de conversa “Entre linhas e territórios” em Arapiraca buscar fortalecer o fazer cultural no Agreste

Por Assessoria 02/03/2026 13h01
Por Assessoria 02/03/2026 13h01
Roda de conversa “Entre linhas e territórios” em Arapiraca buscar fortalecer o  fazer cultural no Agreste
Entre Linhas e Territórios - Foto: Assessoria

Neste sábado, 07 de março, às 9h, Arapiraca recebe a roda de conversa “Entre linhas e territórios”, na sede da Associação dos Artesãos do Agreste Alagoano (Agreal). O evento gratuito tem como propósito mapear, escutar e fortalecer as práticas culturais da região. A iniciativa é da Agente Territorial de Cultura Suellen Ketellen, dentro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

O encontro terá como foco o diálogo com artesãos, mulheres, pessoas negras e a comunidade LGBTQIAPN+, discutindo a democratização das políticas públicas — como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — e estratégias para garantir que recursos e editais cheguem de forma efetiva aos artistas do interior.

A programação une debate e celebração cultural, com apresentação do Boi do Guerreiro São Luiz e participação das artesãs Lucineide Bispo e Luciene
Araújo. Para ampliar o acesso, haverá intérprete de Libras durante toda a atividade.

Um dos destaques será a entrega de uma cartilha informativa elaborada para orientar artistas locais sobre como estruturar projetos culturais e compreender o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura.

“Precisamos aproximar quem faz cultura na ponta das ferramentas de fomento. Nosso objetivo é que o artista do Agreste saiba como acessar editais e
fortalecer suas redes”, afirma Suellen Ketellen. A ação integra o PNCC, iniciativa do Ministério da Cultura institucionalizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pelo Comitê de Cultura de Alagoas. O evento conta ainda com o apoio da Agreal, Crieolaria e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

As inscrições são gratuitas e limitadas, disponíveis pelo site: doity.com.br/entre-linhas-e-territorios-narrativas-do-fazer-cultural-no-agreste.

Para mais informações: Instagram @agentesculturais.al @comitedecultura.al.

Serviço: Roda de Conversa "Entre Linhas e Territórios"
● O que é: Encontro para mapeamento, escuta e fortalecimento das práticas
culturais no Agreste.
● Quando: Sábado, 07 de março de 2026.
● Horário: 9h.
● Onde: Sede da Associação dos Artesãos do Agreste Alagoano (Agreal).
● Localização: Arapiraca - AL.
● Investimento: Gratuito.
● Acessibilidade: Haverá intérprete de Libras.

Programação
● Debate: Democratização de políticas públicas (PNAB) e fomento cultural.
● Cultura local: Apresentação do Boi do Guerreiro São Luiz.
● Convidadas: Artesãs Lucineide Bispo e Luciene Araújo.
● Conteúdo: Entrega de cartilha informativa sobre projetos culturais e o Sistema
Nacional de Cultura.